Resumo

Título do Artigo

A educação para o empreendedorismo: um estudo de caso sobre o programa Marinheiro Empreendedor
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Nortonciste Guedes da Silva Junior
Uniasselvi - EAD
2 - Roosiley dos Santos Souza
UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar que tipo de contribuição a metodologia da educação para o empreendedorismo promovida pelo Programa Marinheiro Empreendedor proporcionou para o desenvolvimento do comportamento empreendedor e para a empregabilidade dos marinheiros participantes do programa
Relevância/originalidade
O estudo após nove meses da execução do Programa Marinheiro Empreendedor e a real contribuição na formação do comportamento empreendedor.
Metodologia/abordagem
A metodologia foi com base na pesquisa quali-quantitativa, de caráter exploratório. A coleta de dados foi por meio do teste Tendência Empreendedora Geral (TEG). A técnica de análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo e estatística descritiva.
Principais resultados
Com os resultados encontrados, verificou-se que os marinheiros adquiram comportamentos, habilidades e conhecimentos fundamentais na composição de profissionais com aptidão empreendedoras, contribuindo assim para a empregabilidade e potencialização do desenvolvimento local.
Contribuições teóricas/metodológicas
O uso da teoria do effectuation e seus principios e a comparação dos resultados do teste TEG com os estudos anteriores.
Contribuições sociais/para a gestão
A educação para o empreendedorismo contribui no comportamento empreendedor, na geração de novos conhecimentos e na empregabilidade dos marinheiros.

Abstract

Study goals
Identify what kind of contribution the methodology of entrepreneurship education promoted by the Entrepreneur Mariner Program provided for the development of entrepreneurial behavior and for the employability of the sailors participating in the program
Relevance / originality
The study nine months after the implementation of the Entrepreneur Mariner Program and the real contribution to the formation of entrepreneurial behavior.
Methodology / approach
The methodology was based on qualitative and quantitative exploratory research. Data collection was performed using the General Entrepreneurial Trend (TEG) test. The data analysis technique used was content analysis and descriptive statistics.
Main results
With the results found, it was found that sailors acquire fundamental behaviors, skills and knowledge in the composition of professionals with entrepreneurial aptitude, thus contributing to the employability and potential of local development.
Theoretical / methodological contributions
O uso da teoria do effectuation e seus principios e a comparação dos resultados do teste TEG com os estudos anteriores.
Social / management contributions
Entrepreneurship education contributes to entrepreneurial behavior, generation of new knowledge and employability of sailors.