Resumo

Título do Artigo

Lições aprendidas da Implantação de Quinze Escritórios de Gerenciamento de Projetos no Estado de Santa Catarina - Brasil
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Tácito Almeida de Lucca
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianopolis
2 - Clenia De Mattia
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós Graduação em Administração - PPGA
3 - Andreas Schneider de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - CAD/UFSC
4 - Vitor Santos Corrêa
UFES - Vitória

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo teve como objetivo avaliar o processo de implantação de quinze escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs setoriais) em órgãos da administração pública de Santa Catarina, sob a perspectiva das lições aprendidas.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante visto que abrange a esfera estadual, tendo uma amplitude maior de impacto nos resultados. O trabalho é original uma vez que não há estudos relacionados às lições aprendidas da implantação de PMOs em Órgãos do Estado de SC.
Metodologia/abordagem
Por intermédio de um estudo de caso, aplicou-se um questionário com os gerentes de projetos do EPROJ, visando identificar as lições aprendidas durante a estruturação dos PMOs, com vistas a identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria na estratégia utilizada.
Principais resultados
Como resultado do estudo, obteve-se um grande número de lições trazidas pelos atores envolvidos no processo de implantação dos PMOs e, consequentemente, valiosos insights para ajustes na estratégia de implantação para os próximos PMOs na administração pública do Estado.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao resgatar na literatura modelos de implantação de PMO e apresentar o processo estabelecido na implantação de PMOs no Estado, o estudo contribui para o fortalecimento da temática, em especial para as lições aprendidas da implantação de PMOs no setor público.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados serviram não apenas para a melhoria na proposta de implantação de PMOs no Estado, mas também poderão ser utilizados como benchmarking para outras instituições públicas no Brasil e exterior, a fim de melhorar a prestação de serviços ao cidadão.

Abstract

Study goals
The study aimed to evaluate the implementation process of fifteen project management offices (Sectoral PMOs) in public administration institutions in Santa Catarina, from the perspective of lessons learned.
Relevance / originality
The study is relevant since it covers the state level, having a wider impact on the results. The work is original since there are no studies related to the lessons learned from the implementation of PMOs in SC State Agencies.
Methodology / approach
Through a case study, a questionnaire was applied with the EPROJ project managers, aiming to identify the lessons learned during the structuring of the PMOs, in order to identify good practices and opportunities for improvement in the strategy used.
Main results
As a result of the study, a large number of lessons were obtained from the actors involved in the PMO implementation process and, consequently, valuable insights for adjustments in the implementation strategy for the next PMOs in the State's public administration.
Theoretical / methodological contributions
By recovering PMO implementation models in the literature and presenting the process established in the implementation of PMOs in the State, the study contributes to the strengthening of the theme, in particular to the lessons learned from the implementation of PMOs in
Social / management contributions
The results served not only to improve the proposed implementation of PMOs in the State, but could also be used as a benchmark for other public institutions in Brazil and abroad, in order to improve the provision of services to citizens.