Objetivo do estudo
O estudo teve como objetivo avaliar o processo de implantação de quinze escritórios de gerenciamento de projetos (PMOs setoriais) em órgãos da administração pública de Santa Catarina, sob a perspectiva das lições aprendidas.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante visto que abrange a esfera estadual, tendo uma amplitude maior de impacto nos resultados. O trabalho é original uma vez que não há estudos relacionados às lições aprendidas da implantação de PMOs em Órgãos do Estado de SC.
Metodologia/abordagem
Por intermédio de um estudo de caso, aplicou-se um questionário com os gerentes de projetos do EPROJ, visando identificar as lições aprendidas durante a estruturação dos PMOs, com vistas a identificar as boas práticas e as oportunidades de melhoria na estratégia utilizada.
Principais resultados
Como resultado do estudo, obteve-se um grande número de lições trazidas pelos atores envolvidos no processo de implantação dos PMOs e, consequentemente, valiosos insights para ajustes na estratégia de implantação para os próximos PMOs na administração pública do Estado.
Contribuições teóricas/metodológicas
Ao resgatar na literatura modelos de implantação de PMO e apresentar o processo estabelecido na implantação de PMOs no Estado, o estudo contribui para o fortalecimento da temática, em especial para as lições aprendidas da implantação de PMOs no setor público.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados serviram não apenas para a melhoria na proposta de implantação de PMOs no Estado, mas também poderão ser utilizados como benchmarking para outras instituições públicas no Brasil e exterior, a fim de melhorar a prestação de serviços ao cidadão.