Resumo

Título do Artigo

INOVAÇÃO NA GESTÃO DE PROCESSOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Ivânia Freire da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC
2 - Bruna Andrade da Silva
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3 - Ricardo Pereira
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - PPGEGC
4 - Gregório Jean Vavakis Rados
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Reumo

Objetivo do estudo
Para aprofundar a discussão sobre: Como as organizações inovam na gestão de processos? O objetivo do estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa de estudos de casos, as melhores práticas voltadas à inovação na gestão de processos.
Relevância/originalidade
Uma organização inovadora busca aprimorar sua gestão para alcançar eficiência e ter habilidade de criar valor para o cliente (Knox, 2002). A inovação reflete modernidade gerencial e tem sido utilizada em diferentes perspectivas e pontos de vista por atores sociais
Metodologia/abordagem
Este trabalho adota como método a revisão integrativa. Nesta pesquisa a metodologia é baseada no método proposto por Whittemore; Knafl (2005), composto por cinco fases: identificação do problema, busca da literatura, avaliação dos dados, analise dos dados e apresentação dos resultados.
Principais resultados
Os resultados demonstraram que a maior parte das organizações utilizam a inovação em processos de forma incremental, ou seja, desenvolvem melhorias em processos já existentes, ou agregam processos que otimizam os já existentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições são marcadas pela identificação de quatro temáticas que emergiram no estudo: inovação nos processos de PMEs, perspectiva digital nos processos, reflexos no desempenho e, por fim, criatividade e qualidade como mediadores para inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Em razão de poucos estudos empíricos que abordam aspectos e características da inovação na gestão de processos, cabe sugerir a realização de pesquisas voltadas a inovação e BPM, no contexto teórico-prático.

Abstract

Study goals
To deepen the discussion on: How do organizations innovate in process management? The objective of the study was to identify, through an integrative review of case studies, the best practices aimed at innovation in process management.
Relevance / originality
An innovative organization seeks to improve its management to achieve efficiency and have the ability to create value for the customer (Knox, 2002). Innovation reflects managerial modernity and has been used from different perspectives and points of view by social actors.
Methodology / approach
This work adopts the integrative review method. In this research the methodology is based on the method proposed by Whittemore; Knafl (2005), consisting of five phases: problem identification, literature search, data evaluation, data analysis and presentation of results.
Main results
The results showed that most organizations use process innovation incrementally, that is, they develop improvements in existing processes, or add processes that optimize existing ones.
Theoretical / methodological contributions
The contributions are marked by the identification of four themes that emerged in the study: innovation in the processes of SMEs, digital perspective on processes, reflections on performance and, finally, creativity and quality as mediators for innovation.
Social / management contributions
Because of few empirical studies that address aspects and features of innovation in management processes, it is suggested to conduct research aimed at innovation and BPM in the theoretical and practical context