Objetivo do estudo
Para aprofundar a discussão sobre: Como as organizações inovam na gestão de processos? O objetivo do estudo foi identificar, por meio de uma revisão integrativa de estudos de casos, as melhores práticas voltadas à inovação na gestão de processos.
Relevância/originalidade
Uma organização inovadora busca aprimorar sua gestão para alcançar eficiência e ter habilidade de criar valor para o cliente (Knox, 2002). A inovação reflete modernidade gerencial e tem sido utilizada em diferentes perspectivas e pontos de vista por atores sociais
Metodologia/abordagem
Este trabalho adota como método a revisão integrativa. Nesta pesquisa a metodologia é baseada no método proposto por Whittemore; Knafl (2005), composto por cinco fases: identificação do problema, busca da literatura, avaliação dos dados, analise dos dados e apresentação dos resultados.
Principais resultados
Os resultados demonstraram que a maior parte das organizações utilizam a inovação em processos de forma incremental, ou seja, desenvolvem melhorias em processos já existentes, ou agregam processos que otimizam os já existentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
As contribuições são marcadas pela identificação de quatro temáticas que emergiram no estudo: inovação nos processos de PMEs, perspectiva digital nos processos, reflexos no desempenho e, por fim, criatividade e qualidade como mediadores para inovação.
Contribuições sociais/para a gestão
Em razão de poucos estudos empíricos que abordam aspectos e características da inovação na gestão de processos, cabe sugerir a realização de pesquisas voltadas a inovação e BPM, no contexto teórico-prático.