Resumo

Título do Artigo

A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA NO RELACIONAMENTO ENTRE PRODUTORES LOCAIS E RESTAURANTES DE LUXO PARA O SURGIMENTO DE INOVAÇÕES
Abrir Arquivo

Tema

Inovação em Serviços

Autores

Nome
1 - Rayza Bella Mariotti dos Santos
Centro Universitário Senac - Campos do Jordão
2 - VICTOR RAGAZZI ISAAC
Centro Universitário Senac - Campos do Jordão

Reumo

Resumo
Nos últimos anos cada vez mais a teoria coevolucionária tem sido utilizada para explicar os processos de inovação que ocorrem nas empresas. O objetivo deste artigo é identificar como os fatores relacionais que impactam na comunicação entre produtores e restaurantes, impactando assim em inovação no setor. Diferentemente da visão tradicional (BARNEY, 2001; PORTER, 2009), temos na visão baseada em redes que as empresas são atores interdependentes e que a qualidade do relacionamento, representada pela confiança, propicia o surgimento de inovações em diversas dimensões. Este estudo se classifica como de natureza qualitativa. Foi realizado uma revisão sistemática de literatura, por meio do GoogleAcadêmico.Após análise do resumo dos artigos encontrados, foram selecionados aqueles que tratassem acerca do tema estudado. Identificamos que produtores locais muitas vezes podem agregar vantagem competitiva aos estabelecimentos de luxo, graças ao fornecimento de produtos e ingredientes diferenciados, que proporcionam o desenvolvimento de menus e pratos diferenciados.

Abstract

Abstract
In recent years, more and more co-evolutionary theory has been used to explain the innovation processes that take place in companies. The purpose of this article is to identify how the relational factors that impact the communication between producers and restaurants, thus impacting innovation in the sector. Differently from the traditional view (BARNEY, 2001; PORTER, 2009), we have in the network-based view that companies are interdependent actors and that the quality of the relationship, represented by trust, enables the emergence of innovations in different dimensions. This study is classified as qualitative in nature. A systematic literature review was carried out using GoogleAcadêmico. After analyzing the abstract of the articles found, those dealing with the studied topic were selected. We identified that local producers can often add competitive advantage to luxury establishments, thanks to the supply of differentiated products and ingredients, which provide the development of differentiated menus and dishes.