Resumo

Título do Artigo

ESCOLA DE LÍDERES GLOBALMENTE RESPONSÁVEIS BASEADA NO PRME: PROPOSTA PARA UMA EMPRESA DE SERVIÇOS
Abrir Arquivo

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores

Nome
1 - Patricia Cristina Barth Braga
Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul - ISAE - Curitiba
2 - Ricardo Pimentel
Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul - ISAE - Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade

Reumo

Objetivo do estudo
Propor uma Escola de Líderes globalmente responsáveis para uma Empresa de Prestação de Serviços baseado em tecnologia de informação, segundo os pilares do PRME (Principles for Responsible Management Education), e tendo como referência de prática pedagógica a metodologia 6Ds (seis disciplinas).
Relevância/originalidade
A pesquisa foi feita pela perspectiva das teorias situacional, comportamental e carismática e tomando como referência o PRME, e sua relevância se encontra na utilização dos princípios do PRME na proposição prática de um escola de líderes.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa com vistas a descrever o perfil de liderança da empresa focalizada, e identificar os gaps em relação aos líderes globalmente responsáveis Dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, com aplicação análise de conteúdo.
Principais resultados
Os fatores preponderantes para uma empresa formar líderes globalmente responsáveis são, as tratativas dadas pelos gestores no dia a dia da organização, desde a contratação, o processo de integração até a continuidade do desenvolvimento através da trilha de aprendizagem proposta.
Contribuições teóricas/metodológicas
A identificação dos principais fatores na formação de líderes globalmente responsáveis é uma contribuição teórica, tendo em vista que pode servir de parâmetro para novas pesquisas. A metodologia de 6Ds (seis disciplinas) se mostrou compatível com os princípios do PRME.
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização prática dos princípios do PRME serve como norteador para a proposição da escola de líderes para a empresa estudada, para outras empresas do mesmo setor, ou de diferentes setores, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável.

Abstract

Study goals
Propose a globally responsible School of Leaders for a Service Provider Company based on information technology, according to the pillars of PRME (Principles for Responsible Management Education), and having the 6Ds methodology (six disciplines) as a reference for pedagogical practice.
Relevance / originality
The research was carried out from the perspective of situational, behavioral and charismatic theories and taking PRME as a reference, and its relevance is found in the use of PRME principles in the practical proposition of a school for leaders.
Methodology / approach
Qualitative research aimed at describing the leadership profile of the focused company, and identifying gaps in relation to globally responsible leaders. Primary data were collected through in-depth interviews, with content analysis application.
Main results
The preponderant factors for a company to form globally responsible leaders are the dealings given by managers in the organization's day-to-day activities, from hiring, the integration process to the continuity of development through the proposed learning path.
Theoretical / methodological contributions
The identification of the main factors in the formation of globally responsible leaders is a theoretical contribution, considering that it can serve as a parameter for further research. The 6Ds methodology (six disciplines) proved to be compatible with the PRME principles.
Social / management contributions
The practical use of the PRME principles serves as a guide for the proposition of the school of leaders for the company studied, for other companies in the same sector, or from different sectors, thus contributing to sustainable development.