Objetivo do estudo
Propor uma Escola de Líderes globalmente responsáveis para uma Empresa de Prestação de Serviços baseado em tecnologia de informação, segundo os pilares do PRME (Principles for Responsible Management Education), e tendo como referência de prática pedagógica a metodologia 6Ds (seis disciplinas).
Relevância/originalidade
A pesquisa foi feita pela perspectiva das teorias situacional, comportamental e carismática e tomando como referência o PRME, e sua relevância se encontra na utilização dos princípios do PRME na proposição prática de um escola de líderes.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa com vistas a descrever o perfil de liderança da empresa focalizada, e identificar os gaps em relação aos líderes globalmente responsáveis Dados primários foram coletados por meio de entrevistas em profundidade, com aplicação análise de conteúdo.
Principais resultados
Os fatores preponderantes para uma empresa formar líderes globalmente responsáveis são, as tratativas dadas pelos gestores no dia a dia da organização, desde a contratação, o processo de integração até a continuidade do desenvolvimento através da trilha de aprendizagem proposta.
Contribuições teóricas/metodológicas
A identificação dos principais fatores na formação de líderes globalmente responsáveis é uma contribuição teórica, tendo em vista que pode servir de parâmetro para novas pesquisas. A metodologia de 6Ds (seis disciplinas) se mostrou compatível com os princípios do PRME.
Contribuições sociais/para a gestão
A utilização prática dos princípios do PRME serve como norteador para a proposição da escola de líderes para a empresa estudada, para outras empresas do mesmo setor, ou de diferentes setores, contribuindo assim com o desenvolvimento sustentável.