Objetivo do estudo
Propor o desenvolvimento de um framework a partir dos modelos de negócios existentes, que possibilite a avaliação dos negócios sociais.
Relevância/originalidade
Negócios sociais é um formato organizacional que busca atingir a sustentabilidade financeira e geração de valor socioambiental. Este estudo preenche duas lacunas: a) avanço nos estudos sobre negócios sociais; b) modelos de negócios existentes não abordam o valor social qualitativa ou quantitativamente.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso único com avaliação das principais variáveis envolvendo o negócio social da empresa selecionada.
Principais resultados
O framework integrativo apresenta uma estrutura apoiada nos modelos revisitados, identificando o propósito da organização, retorno econômico e social. Ele foi aplicado em um negócio social e os resultados conduzem os gestores a avaliar o negócio da empresa.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados apontam a visão dos sócios sobre o propósito, geração de valor e impacto social. As informações gerenciais e pesquisa aplicada aos indivíduos impactados permitiram identificar a visão realizada, fornecendo uma leitura completa do propósito e resultados esperados.
Contribuições sociais/para a gestão
O framework integrativo desenvolvido neste trabalho pode ser uma ferramenta crucial para os gestores conciliarem a rentabilidade exigida pelos stakeholders com as crescentes demandas da sociedade sobre as empresas.