Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL EM PROJETOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Ronaldo Cruz da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Prédio D
2 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
A aprendizagem individual em projetos passou a ser um grande desafio, pois contribui com as estratégias da empresa, melhorando os resultados e o desempenho em projetos. Assim, o objetivo desta pesquisa é compreender como a aprendizagem individual em projetos está sendo estudada.
Relevância/originalidade
As discussões são baseadas em três grupos de estudos, aonde foi possível ter uma visão sobre a aprendizagem individual em projetos, entendendo as discussões e suas aplicações. Desta forma ficou evidente as diferentes abordagens sobre o esse tema, sua importância e contribuição.
Metodologia/abordagem
Utilizamos as bases Scopus e Web of Science para identificar estudos sobre aprendizagem individual em projetos, com intuito de realizar a revisão sistemática literatura. No total foram encontrados 36 artigos relacionados ao assunto, servindo de referência para o desenvolvimento desta pesquisa.
Principais resultados
Nos últimos cinco anos, os estudos destacaram a complexidade e abrangência dos projetos de construção. A abordagem principal foi qualitativa e a maioria teóricos, possibilitando novos pontos de vista a partir dos modelos e discussões sobre a aprendizagem individual em projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuição trouxemos uma agenda e caminhos para novos estudos, o que permitiu perceber grandes possibilidades para avançar nas discussões e na teoria sobre a aprendizagem individual em projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Pesquisas futuras poderiam focar nas competências do GP considerando diferentes equipes e localizações. Também deveria estudar a relação entre aprendizagem individual e desempenho em projetos. Outro ponto interessante seria acrescentar a dimensão cultural, devido a abrangência dos projetos e das empresas.

Abstract

Study goals
Individual learning in projects has become a great challenge, as it contributes to the company's strategies, improving results and performance in projects. Thus, the objective of this research is to understand how individual learning in projects is being studied.
Relevance / originality
Discussions are based on three study groups, where it was possible to have an insight into individual learning in projects, understanding the discussions and their applications. In this way, the different approaches to this theme, their importance and contribution became evident.
Methodology / approach
We used the Scopus and WoS databases to identify studies on individual learning in projects, aiming to carry out a systematic literature review In total, 36 articles related to the subject were found, serving as reference for the development of this research.
Main results
Over the past five years, studies have highlighted the complexity and scope of construction projects. The main approach was qualitative and mostly theoretical, enabling new points of view from models and discussions about individual learning in projects.
Theoretical / methodological contributions
As a contribution, we brought an agenda and paths for new studies, which allowed us to perceive great possibilities to advance in discussions and theory about individual learning in projects.
Social / management contributions
Future research could focus on GP competencies considering different teams and locations. It should also study the relationship between individual learning and project performance. Another interesting point would be to add the cultural dimension, due to the scope of projects and companies.