Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIA CHINESA: UM ESTUDO DA IMAGEM E DO DESEJO DE POSSE, UTILIZANDO A ESCALA TECHNOLOGY READINESS INDEX – TRI
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Amynthas Cristiano Novaes
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Unidade 01
2 - Bruno Pellizzaro Dias Afonso
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais -
3 - Thalles Augusto Tissot-Lara
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) -
4 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado

Reumo

Objetivo do estudo
Mensurar a prontidão dos consumidores brasileiros para adoção de produtos e serviços baseados em tecnologia chinesa, utilizando a escala Technology Readiness Index TRI.
Relevância/originalidade
A importância da imagem dos novos produtos e serviços tecnológicos tem resultado em debates e discussões no meio acadêmico e executivo Contudo, ainda existe uma lacuna, onde a necessidade de identificar e caracterizar a importância da imagem para estimular a posse de
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma survey com 865 consumidores de produtos e serviços chineses do Brasil, com avaliação do instrumento utilizado a partir de procedimentos estatísticos.
Principais resultados
Este estudo permitiu, por meio de evidências: 1) analisar a auditoria dos dados da pesquisa, por meio de MVA – Missing Value Analisys, e da análise de outliers, ou de dados atípicos; 2) realizar o teste da escala utilizada para análise dos
Contribuições teóricas/metodológicas
o estudo possibilitou a identificação do comportamento do consumidor no uso de produtos e serviços baseados em tecnologia chinesa. A Technology Readiness Index (TRI), tem se mostrado como um importante modelo de mensuração da prontidão para tecnologia em diferentes contextos.
Contribuições sociais/para a gestão
A validação do modelo permite sua utilização nas corporações, de diversos portes e diversos tipos de produtos e serviços

Abstract

Study goals
To measure the readiness of Brazilian consumers to adopt products and services based on Chinese technology, using the Technology Readiness Index TRI scale.
Relevance / originality
The importance of the image of new technological products and services has resulted in debates and discussions in academic and executive circles However, there is still a gap, where the need to identify and characterize the importance of image to encourage ownership
Methodology / approach
A survey was carried out with 865 consumers of Chinese products and services in Brazil, evaluating the instrument used based on statistical procedures.
Main results
This study allowed, through evidence: 1) to analyze the audit of research data, through MVA – Missing Value Analysis, and the analysis of outliers, or atypical data; 2) perform the test of the scale used to analyze the constructs; 3) Identify and
Theoretical / methodological contributions
the study enabled the identification of consumer behavior in the use of products and services based on Chinese technology. The Technology Readiness Index (TRI) has proven to be an important model for measuring technology readiness in different contexts.
Social / management contributions
The validation of the model allows its use in corporations of different sizes and diferente products and services.