Objetivo do estudo
O presente artigo realiza uma análise dos estudos sobre o tema da gestão do ciclo de vida de projetos, afim de determinar até que ponto a literatura especializada abordou o tema dos princípios orientadores dentro dos modelos de ciclo de vida.
Relevância/originalidade
Foca especialmente entre as transições dos estágios do ciclo de vida, enquanto utiliza a metodologia Life Cycle Canvas como referência sobre os princípios norteadores do ciclo de vida de projetos.
Metodologia/abordagem
O trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva: Embarca numa análise bibliométrica e documental de artigos relevantes sobre o gerenciamento do ciclo de vida de projetos com foco em seus princípios orientadores, bem como nas aplicações bem-sucedidas do LCC.
Principais resultados
Os autores perceberam que não existem estudos sistemáticos na literatura especializada sobre os princípios norteadores das transições de fases no ciclo de vida de projetos, ou seja, além da abordagem limitada a checklists sobre artefatos e indicadores de desempenho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dada a falta de pesquisas relevantes sobre o assunto, e também a necessidade de explorar mais opções quanto aos princípios norteadores, os autores propõem a utilização do Life Cycle Canvas como ferramenta para preencher esse lacuna.
Contribuições sociais/para a gestão
É perfeitamente integrado ao conjunto de áreas ou estágios do ciclo de vida de gerenciamento de projetos, oferecendo vários pontos-chave para lidar com as complexidades e contingências de projetos, organizações e mercados cada vez mais complicados.