Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO SOBRE OS PRINCÍPIOS NORTEADORES DO CICLO DE VIDA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
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Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - DIOGO DE MENEZES CORTES BEZERRA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA
2 - Joao Florêncio da Costa Júnior
Universidade Potiguar UnP - Escola de Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Artes e Humanidades - HECSA
3 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Manoel Veras de Sousa Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O presente artigo realiza uma análise dos estudos sobre o tema da gestão do ciclo de vida de projetos, afim de determinar até que ponto a literatura especializada abordou o tema dos princípios orientadores dentro dos modelos de ciclo de vida.
Relevância/originalidade
Foca especialmente entre as transições dos estágios do ciclo de vida, enquanto utiliza a metodologia Life Cycle Canvas como referência sobre os princípios norteadores do ciclo de vida de projetos.
Metodologia/abordagem
O trabalho é uma pesquisa exploratório-descritiva: Embarca numa análise bibliométrica e documental de artigos relevantes sobre o gerenciamento do ciclo de vida de projetos com foco em seus princípios orientadores, bem como nas aplicações bem-sucedidas do LCC.
Principais resultados
Os autores perceberam que não existem estudos sistemáticos na literatura especializada sobre os princípios norteadores das transições de fases no ciclo de vida de projetos, ou seja, além da abordagem limitada a checklists sobre artefatos e indicadores de desempenho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Dada a falta de pesquisas relevantes sobre o assunto, e também a necessidade de explorar mais opções quanto aos princípios norteadores, os autores propõem a utilização do Life Cycle Canvas como ferramenta para preencher esse lacuna.
Contribuições sociais/para a gestão
É perfeitamente integrado ao conjunto de áreas ou estágios do ciclo de vida de gerenciamento de projetos, oferecendo vários pontos-chave para lidar com as complexidades e contingências de projetos, organizações e mercados cada vez mais complicados.

Abstract

Study goals
The present article conducts a comprehensive analysis on studies regarding the topic of project life cycle management in order to determine the extent to which the relevant literature has addressed the topic of guiding principles within life cycle models.
Relevance / originality
Focuses especially between life cycle stages transitions, whilst utilizing the Life Cycle Canvas methodology as a reference regarding project life cycle guiding principles.
Methodology / approach
The work is an exploratory-descriptive research: It embarked on a bibliometric and documental analysis of relevant articles concerning project life cycle management focusing on its guiding principles as well successful applications of the LCC.
Main results
the authors noticed that there are no systematic studies in the specialized literature on the guiding principles for stage transitions in the life cycle of projects, that is, apart from the strict checklist approach on artifacts and performance indicators.
Theoretical / methodological contributions
Given not only the lack of relevant research on the subject as well as the need to further explore options regarding guiding principles on project life cycle, propose the utilization of the Life Cycle Canvas a as tool to fill this gap.
Social / management contributions
That it is seamlessly integrated to the set of areas or stages on project management life cycle, offering several key points to address the complexities and contingencies of increasingly convoluted projects, organizations and markets.