Resumo

Título do Artigo

Modelos de Negócios e Sustentabilidade: oportunidades e dificuldades percebidas por micro e pequenas empresas
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Lucas Conde Stocco
USP - Universidade de São Paulo - FEA-RP
2 - Paulo Afonso Granjeiro
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Centro Oeste

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desse trabalho é identificar oportunidades e dificuldades de inovação para sustentabilidade percebidas por MPEs para o desenvolvimento de novos Modelos de Negócios.
Relevância/originalidade
O estudo busca compreender de que forma micro e pequenas empresas podem gerar valor para sustentabilidade a partir da adoção de práticas sustentáveis que contribuam para formação de novos Modelos de Negócios.
Metodologia/abordagem
Foram aplicados questionários junto a 13 empresas participantes do Programa Agente Local de Inovação na região Sudoeste de Minas Gerais, para levantamento de suas práticas de gestão em relação a sustentabilidade e inovação que possibilitem o desenvolvimento de novos Modelos de Negócios.
Principais resultados
Os resultados mostram que a inovação para sustentabilidade gera oportunidades como fortalecimento de rede de fornecedores, conquista de novos clientes e geração de melhores resultados e dificuldades como, encontrar fornecedores e parceiros de insumos sustentáveis e falta de recursos financeiros para inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho contribui para maior compreensão sobre como a inovação em Modelos de Negócios tem na sustentabilidade uma forma de ofertar um novo valor aos clientes, parceiros, sociedade, entre outros stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui para melhor entendimento das oportunidades e dificuldades encontradas por MPEs na adoção de práticas sustentáveis, assim como as possibilidades de inovação em Modelos de Negócios.

Abstract

Study goals
The aim of this paper is to identify opportunities and difficulties in innovation for sustainability perceived by MSEs for new Business Models development.
Relevance / originality
The paper seeks to understand how micro and small companies can generate value for sustainability through the adoption of sustainable practices that contribute to the formation of new Business Models.
Methodology / approach
Questionnaires were applied to 13 companies participating in the Local Innovation Agent Program in the Southwest region of Minas Gerais, to survey their perceptions and management practices in relation to sustainability and innovation that enable the development of new Business Models.
Main results
The results show that innovation for sustainability generates opportunities such as strengthening the supplier network, conquering new customers and generating better results and difficulties such as finding suppliers and partners of sustainable inputs and lack of financial resources for innovation.
Theoretical / methodological contributions
The paper contributes to a greater understanding of how innovation in Business Models has in sustainability a way of offering new value to customers, partners, society, among other stakeholders.
Social / management contributions
The paper contributes to a better understanding of the opportunities and difficulties encountered by MSEs in adopting sustainable practices, as well as the possibilities for innovation in Business Models.