Objetivo do estudo
O objetivo desse trabalho é identificar oportunidades e dificuldades de inovação para sustentabilidade percebidas por MPEs para o desenvolvimento de novos Modelos de Negócios.
Relevância/originalidade
O estudo busca compreender de que forma micro e pequenas empresas podem gerar valor para sustentabilidade a partir da adoção de práticas sustentáveis que contribuam para formação de novos Modelos de Negócios.
Metodologia/abordagem
Foram aplicados questionários junto a 13 empresas participantes do Programa Agente Local de Inovação na região Sudoeste de Minas Gerais, para levantamento de suas práticas de gestão em relação a sustentabilidade e inovação que possibilitem o desenvolvimento de novos Modelos de Negócios.
Principais resultados
Os resultados mostram que a inovação para sustentabilidade gera oportunidades como fortalecimento de rede de fornecedores, conquista de novos clientes e geração de melhores resultados e dificuldades como, encontrar fornecedores e parceiros de insumos sustentáveis e falta de recursos financeiros para inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
O trabalho contribui para maior compreensão sobre como a inovação em Modelos de Negócios tem na sustentabilidade uma forma de ofertar um novo valor aos clientes, parceiros, sociedade, entre outros stakeholders.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho contribui para melhor entendimento das oportunidades e dificuldades encontradas por MPEs na adoção de práticas sustentáveis, assim como as possibilidades de inovação em Modelos de Negócios.