Resumo

Título do Artigo

Upgrade in the pedagogical guidelines of the Production Engineering course: An application from Graph theory to industry 4.0 integration
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Tema

As tecnologias habilitadoras da indústria 4.0 e seus impactos na Engenharia de Produção e na Estratégia e Gestão de Operações.

Autores

Nome
1 - Caroline Santana Moura
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é estruturar as diretrizes pedagógicas do curso de Engenharia de Produção em uma Universidade brasileira que possui mais de 20 turmas ingressada neste curso, a fim de integrar a indústria 4.0 na grade curricular.
Relevância/originalidade
A originalidade deste artigo é a apresentação das diretrizes pedagógicas do curso de Engenharia de Produção e seus objetivos de forma inter-relacionada, medindo essa integração da teoria dos grafos.
Metodologia/abordagem
A natureza da pesquisa pode ser classificada como qualitativa, com abordagem metodológica exploratória, realizada por meio de uma revisão sistemática da literatura. Os métodos utilizados foram análise de conteúdo e bibliometria de artigos e revisões sobre o assunto.
Principais resultados
Como resultado, apresenta-se a inserção da disciplina -Indústria 4.0- no curso de Engenharia de Produção com um aumento em seu grau de conectividade de 10% com relação às diretrizes propostas pela ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção).
Contribuições teóricas/metodológicas
Como contribuições teóricas e sociais, pode-se observar que a teoria de grafos estuda as relações existentes entre diversos elementos observados, podendo ser aplicada em, basicamente, qualquer caso que necessite de uma melhor organização e compreensão dos dados.
Contribuições sociais/para a gestão
Como contribuições teóricas e sociais, pode-se observar que a teoria de grafos estuda as relações existentes entre diversos elementos observados, podendo ser aplicada em, basicamente, qualquer caso que necessite de uma melhor organização e compreensão dos dados.

Abstract

Study goals
The aim of this article is to structure the pedagogical guidelines of the Production Engineering course at a Brazilian University that has more than 20 groups enrolled in this course, in order to integrate Industry 4.0 into the curriculum.
Relevance / originality
The originality of this article is the presentation of the pedagogical guidelines of the Production Engineering course and its objectives in an interrelated way, measuring this integration of graph theory.
Methodology / approach
The nature of the research can be classified as qualitative, with an exploratory methodological approach, carried out through a systematic literature review. The methods used were content analysis and bibliometrics of articles and reviews on the subject.
Main results
The nature of the research can be classified as qualitative, with an exploratory methodological approach, carried out through a systematic literature review. The methods used were content analysis and bibliometrics of articles and reviews on the subject.
Theoretical / methodological contributions
As theoretical and social contributions, it can be observed that graph theory studies the existing relationships between different elements observed, and can be applied in, basically, any case that needs a better organization and understanding of the data.
Social / management contributions
Como contribuições teóricas e sociais, pode-se observar que a teoria de grafos estuda as relações existentes entre diversos elementos observados, podendo ser aplicada em, basicamente, qualquer caso que necessite de uma melhor organização e compreensão dos dados.