Resumo

Título do Artigo

PESQUISA INTERNACIONAL EM TURISMO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ENTRE 2010-2021
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Thiago de Luca Santana Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Anderson Antônio de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho
4 - Paulo Henrique Assis Feitosa
USP - Universidade de São Paulo - ECA

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a evolução dos temas da pesquisa internacional em turismo e áreas correlatas durante o período situado entre 2010-2021, respondendo à seguinte questão de pesquisa: “Quais são os principais temas abordados na pesquisa internacional em turismo durante os anos entre 2010-2021?"
Relevância/originalidade
Compreender o avanço das pesquisas internacionais em turismo, estocar, mapear e descrever este conhecimento para que novos pesquisadores tenham maior acesso a informações sintetizadas para iniciar suas pesquisas. Adicionalmente, este conhecimento pode auxiliar gestores públicos e gestores de empresas privadas.
Metodologia/abordagem
Nesta bibliometria, buscou-se descobrir e analisar os principais autores, trabalhos e Keywords co-citadas, além da colaboração entre países e instituição. Portanto, utilizamos as técnicas de cocitação de artigos científicos, co-autoria, co-palavras, e análise de colaboração entre países e instituições.
Principais resultados
Os nossos resultados indicaram 11 temas principais de literatura, sendo: hotel turístico internacional, atividade física, satisfação com a vida, capital psicológico, acomodação compartilhada, responsabilidade social corporativa, pandemia covid-19, cocriação de valor, robótica, abordagem de lucro e compartilhamento de experiências on-line.
Contribuições teóricas/metodológicas
Nossos resultados apresentados aqui podem servir como base para que novos pesquisadores se identifiquem com temas específicos de pesquisa em turismo e desenvolvam outros trabalhos tendo este trabalho como ponto de partida.
Contribuições sociais/para a gestão
Nossos resultados acerca da pesquisa internacional em turismo podem servir como ponto de partida para novos projetos em diferentes searas, como atribuições dos stakeholders, papéis das tecnologias e da transformação digital no turismo, estratégia de destinos e atrativos, entre outros.

Abstract

Study goals
Analyze the evolution of the themes of international research in tourism and related areas during the period between 2010-2021, answering the following research question: "What are the main themes addressed in international research in tourism during the years between 2010-2021?"
Relevance / originality
Understand the advancement of international research in tourism, stock, map and describe this knowledge so that new researchers have greater access to synthesized information to start their research. Additionally, this knowledge can help public managers and managers of private companies.
Methodology / approach
In this bibliometrics, we sought to discover and analyze the main authors, works and co-cited Keywords, in addition to the collaboration between countries and institutions Therefore, we use the techniques of co-citation of scientific articles, co-authorship, co-words, and analysis of collaboration.
Main results
Our results indicated 11 main themes of literature, namely: international tourist hotel, physical activity, life satisfaction, psychological capital, shared accommodation, corporate social responsibility, covid-19 pandemic, value co-creation, robotics, profit approach and sharing of online experiences.
Theoretical / methodological contributions
Our results presented here can serve as a basis for new researchers to identify themselves with specific topics of research in tourism and develop other works having this work as a starting point.
Social / management contributions
Our results about international research in tourism can serve as a starting point for new projects in different fields, such as attributions of stakeholders, roles of technologies and digital transformation in tourism, destination and attraction strategy, among others.