Resumo

Título do Artigo

Liderança estratégica: análise do impacto da pandemia do COVID-19 em negócios liderados por mulheres
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Christiane de Miranda e Silva Correia
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - Faculdade de Políticas Públicas
2 - NATALIA STEFANIE DA SILVA
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - FAPP
3 - Tiago Gomes de Souza
UEMG - Universidade Estadual de Minas Gerais - Faculdade de Políticas Públicas Tancredo Neves
4 - Cláudia Márcia Moreira
Universidade Federal de Minas Gerais - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste artigo é apresentar revisão da literatura com a finalidade de discutir a liderança feminina na pandemia, abordando aspectos de gênero e o papel da mulher ao longo da história.
Relevância/originalidade
O presente estudo se mostra relevante, pois visa trazer à luz um tema ainda pouco abordado na literatura: a liderança estratégica feminina e a pandemia.
Metodologia/abordagem
A pesquisa possui abordagem qualitativa, realizou-se levantamento bibliográfico e análise de dados de pesquisas voltadas para negócios liderados por mulheres. Com relação aos objetivos da pesquisa foi utilizado o procedimento explicativo, com o foco em analisar a liderança feminina durante a pandemia.
Principais resultados
Com a pesquisa, pode-se observar a importância da liderança feminina e alguns aspectos há uma discrepância enorme entre gênero. É essencial que se fale mais sobre o assunto, visto que a mulher líder ainda é deixada em segundo plano em diversos casos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente artigo busca por meio de pesquisa bibliográfica embasar a discussão de temas relevantes como a liderança feminina na pandemia, questões de gênero e o papel da mulher ao longo do tempo. Atualmente existem poucos estudos voltados para o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
Pretende-se provocar profissionais e pesquisadores no aprofundamento das questões sobre a liderança feminina, gerando novos trabalhos e discussões com ênfase na melhoria da gestão das organizações e a atuação feminina no mercado.

Abstract

Study goals
The goal of this article is to present a literature review with the purpose of discussing female leadership in the pandemic, addressing gender aspects and the role of women throughout history.
Relevance / originality
The present study is relevant, as it aims to bring to light a theme that is still little discussed in the literature: women's strategic leadership and the pandemic.
Methodology / approach
The research has a qualitative approach, a bibliographic survey and data analysis of researches focused on business led by women were carried out Regarding the research objectives, the explanatory procedure was used, with focus on analyzing the female leadership during the pandemic.
Main results
With the research, one can observe the importance of female leadership and in some aspects there is a huge discrepancy between gender It is essential to talk more about the subject, as the woman leader is still left in the background.
Theoretical / methodological contributions
This article seeks, through bibliographical research, to support the discussion of relevant themes such as female leadership in the pandemic, gender issues and the role of women over time. Currently, there are few studies focused on the subject.
Social / management contributions
It is intended to provoke professionals and researchers to deepen the issues about female leadership, generating new works and discussions with an emphasis on improving the management of organizations and female performance in the market.