Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento de Instrumento para avaliar Percepção de Risco na Intenção Comportamental da Adoção de Aplicativos de Mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo em Tempos de Pandemia do COVID-19
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Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - José Joaquim Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial da América Latina
2 - Claudia Brito Silva Cirani
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver um instrumento para incorporar a percepção de Risco (PR) à Teoria Decomposta do Comportamento Planejado na Intenção Comportamental de adotar serviços de aplictivos de mobilidade em tempos de pandemia de COVID-19 na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP)
Relevância/originalidade
Faltam estudos sobre os fatores motivacionais que impactam as atitudes dos consumidores e suas intenções em relação à economia compartilhada, especialmente para compreender como a percepção de risco influência as intenções dos usuários do serviço de transportes.
Metodologia/abordagem
Um protocolo de pesquisa foi seguido Um questionário online foi distribuído para coleta de dados, com um total de 598 respostas válidas O grupo selecionado representa os usuários de transporte público A Análise Fatorial Confirmatória foi usada para validar a escala.
Principais resultados
Este estudo apresenta um instrumento de pesquisa adaptado de escalas existentes estabelecidas e validado. A escala desenvolvida contempla construtos do modelo TCP (Atitude, Norma Subjetiva e Intenção Comportamental), construtos da TDI (Vantagem Relativa, Compatibilidade, Observabilidade e Complexidade), e Percepção de Risco.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este instrumento contribuirá integrando duas das teorias mais conhecidas (IDT e TPB) e adicionando a Percepção de Risco ao modelo na adoção de aplicativos de mobilidade na Região Metropolitana de São Paulo em Tempos de Pandemia do COVID-19.
Contribuições sociais/para a gestão
O instrumento desenvolvido ajuda compreender a resposta da sociedade a fenômenos pandêmicos como o COVID-19, um requisito urgente para pesquisadores e formuladores de políticas públicas de transporte.

Abstract

Study goals
The objective of this work was to develop an instrument to incorporate the perception of Risk (RP) to the Decomposed Theory of Planned Behavior in the Behavioral Intention to adopt mobility application services in times of COVID-19 pandemic in the Metropolitan Region
Relevance / originality
There is a lack of studies on the motivational factors that impact consumer attitudes and their intentions towards the shared economy, especially to understand how the perception of risk influences the intentions of users of public and shared transport services.
Methodology / approach
A research protocol was followed. An online questionnaire was distributed for data collection, with a total of 598 valid responses. The selected group represents users of the public transport system. Confirmatory Factor Analysis was used to validate the scale.
Main results
The developed and validated scale includes constructs from the Decomposed Theory of Planned Behavior model (Attitude, Subjective Norm and Behavioral Intention), constructs from the Diffusion of Innovations Theory (Relative Advantage, Compatibility, Observability and Complexity), and Risk Perception.
Theoretical / methodological contributions
This instrument will contribute by integrating two of the best known theories (IDT and TPB) and adding the Perception of Risk to the model in the adoption of mobility applications in the Metropolitan Region of São Paulo in COVID-19 Pandemic Times.
Social / management contributions
This instrument helps to understand the influence of the perception of risk of transmission of contagious diseases in the use of transport modes as society's response to pandemic phenomena such as COVID-19, an urgent requirement for public policy makers for mobility.