Objetivo do estudo
Validar uma escala de mensuração das múltiplas possibilidades de inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) que atuam na Região Metropolitana de Natal/RN.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante, abordando a inovação sob ponto de vista das Micro e Pequenas empresas, considerando uma escala de mensuração multidimensional, pois as pesquisas empíricas até então pouco evidenciaram a inovação na perspectiva de criação de valor para organizações e clientes.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é do tipo exploratória, com um levantamento junto a 542 empresas de Natal/RN. Os dados foram analisados através de estatísticas descritivas, da técnica de análise fatorial exploratória e análise fatorial confirmatória com a técnica baseada em mínimos quadrados parciais.
Principais resultados
A Análise Fatorial Exploratória (AFE ) resultou na formação de 5 construtos de inovação. A Análise Fatorial Confirmatória foi modelada por meio da aplicação da PLS-SEM, o qual avaliou o modelo de mensuração confirmatório, a partir dos resultados identificados na AFE.
Contribuições teóricas/metodológicas
Foi validada a inclusão do construto denominado Inovação em Canais de Conhecimento, passando a contribuir com uma proposta ampla e multidimensional, sendo capaz de captar a complexidade da inovação, reduzindo a ambiguidade conceitual e se mostrando teoricamente viável para futuras pesquisas.
Contribuições sociais/para a gestão
Como implicações gerenciais, diferentemente da ótica unidimensional, apoiada em conceitos de inovação tecnológica desenvolvida com grandes estruturas de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em grandes empresas, a presente pesquisa considerou o papel inovador das pequenas empresas, sendo estas capazes de gerar múltiplas inovações.