Resumo

Título do Artigo

COMPETITIVIDADE EM EMPRESAS E DESTINOS: ESTUDOS E PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS NAS ATIVIDADES DO TURISMO E HOTEIS.
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Tema

Estratégia Cooperativa e de Stakeholders

Autores

Nome
1 - Leandro Celestino
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - MARIA ADRIANA LEANDRO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial Uninove
3 - NAICHE VAN DER POEL
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Resumo
A cocriação de valor é um tema atual e relevante para as empresas no setor de turismo e hotelaria, pois coloca, cada vez mais, foco nos stakeholders e, em especial, nos consumidores, para criar valor e inovar. A partir da de uma revisão de literatura de 91 artigos, selecionados da base SPELL e organizados em uma matriz de amarração, foram extraídos: tema, ano das publicações, autorias, resumo, palavras-chave e objetivos. Os resultados indicam que: i) a cocriação de valor contribui para gestores e administradores nas práticas administrativas das organizações; ii) o engajamento de stakeholders contribui com as práticas administrativas ao incentivar o compartilhamento de experiências para o processo de decisão. Concluiu-se a importância da internet e das mídias sociais para o relacionamento entre stakeholders e a atuação das organizações do setor, com foco não só nas necessidades dos consumidores, mas também na participação ativa no processo de criação de valor.

Abstract

Abstract
Value co-creation is a current and relevant theme for companies in the tourism and hospitality sector, as it increasingly focuses on stakeholders and, especially, consumers, to create value and innovate. From a literature review of 91 articles, selected from the SPELL database and organized in a mooring matrix, were extracted: theme, year of publications, authorship, abstract, keywords and objectives. The results indicate that: i) value co-creation contributes to managers and administrators in the administrative practices of organizations; ii) stakeholder engagement contributes to administrative practices by encouraging the sharing of experiences for the decision-making process. It was concluded the importance of the Internet and social media for the relationship between stakeholders and the performance of organizations in the sector, focusing not only on the needs of consumers, but also on active participation in the process of creating value.