Resumo

Título do Artigo

A INSERÇÃO DOS PRINCÍPIOS DE ECONOMIA CIRCULAR NA INDÚSTRIA DA MODA: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Indústria 4.0 e Economia Circular.

Autores

Nome
1 - Milena Silva Santos
USP - Universidade de São Paulo - EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades
2 - Marcela Carvalho Gonzalez
USP - Universidade de São Paulo - FEA

Reumo

Objetivo do estudo
Verificar, mediante estudos publicados no campo da gestão, o avanço da temática acerca da Economia Circular na indústria do vestuário nos últimos 10 anos (2010-2020), pontuando aspectos pertinentes às publicações.
Relevância/originalidade
O artigo estrutura um apanhado atual sobre temas relevantes como Economia Circular e a indústria da moda, revisando os principais trabalhos publicados nos últimos dez anos.
Metodologia/abordagem
Revisão de literatura.
Principais resultados
Proposição de um estado atual da pesquisa relacionada a economia circular no contexto da moda, tendo em consideração seus avanços e proposições no contexto acadêmico e gerencial.
Contribuições teóricas/metodológicas
Levantamento dos principais pontos discutidos nos artigos sobre economia circular e moda, destacando e analisando os principais achados e adições teóricas de cada um dos artigos selecionados para revisão na proposta.
Contribuições sociais/para a gestão
Compreensão do contexto atual das pesquisas nos últimos anos sobre a Economia Circular no universo da moda, com centralidade do papel da sociedade civil e do consumidor nas decisões e transições das empresas.

Abstract

Study goals
To verify, by means of studies published in the management field, the advancement of the circular economy theme in the clothing industry in the last 10 years (2010-2020), pointing out relevant aspects of the publications.
Relevance / originality
The article structures a current overview of relevant topics such as Circular Economy and the fashion industry, reviewing the main works published in the last ten years.
Methodology / approach
Literature Review.
Main results
Propose a current state of research related to circular economy in the fashion context, taking into consideration its advances and propositions in the academic and managerial context.
Theoretical / methodological contributions
Survey of the main points discussed in articles on circular economy and fashion, highlighting and analyzing the main findings and theoretical additions from each of the articles selected for review in the proposal.
Social / management contributions
Understanding of the current context of research in recent years on the Circular Economy in the fashion universe, with centrality of the role of civil society and the consumer in business decisions and transitions.