Resumo

Título do Artigo

ATRATIVO AO NÃO? EIS A QUESTÃO! COMPOSTO DE MARKETING COMO FERRAMENTA DE ANÁLISE EM AGLOMERADOS NÃO PLANEJADOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE SOB A PERSPECTIVA DOS USUÁRIOS.
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Tema

Administração do composto de marketing

Autores

Nome
1 - JULIANA ALVES CAMPOS
Universidade Federal de Sergipe - São Crstóvão
2 - Rosângela Sarmento Silva
Universidade Federal de Sergipe - Administração
3 - Maria Elena Leon Olave
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Reumo

Objetivo do estudo
Analisar a atratividade de um aglomerado não planejado de serviço de saúde sob a ótica da teoria do cluster e do mix do marketing de serviços (produto, praça, preço, promoção, pessoas, processos e evidências físicas).
Relevância/originalidade
Verificar quais fatores determinam a atratividade no setor de serviços de saúde serve de direcionamento para que os gestores de empresas que pertencem a esses aglomerados possam desenvolver estratégias adequadas à sua realidade, obtendo vantagem competitiva
Metodologia/abordagem
pesquisa exploratória, de natureza quantitativa, por meio de entrevistas com questões fechadas em Aracaju, Sergipe. A regressão logística foi escolhida para análise dos dados da pesquisa e o software IBM SPSS foi utilizado para tratamento dos dados.
Principais resultados
Dos sete construtos, componentes do mix de marketing de serviços, apenas dois não são considerados relevantes para a atratividade do aglomerado pesquisado: promoção e pessoas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse tema vem sendo pesquisado de forma significativa no varejo, mas a análise desse fenômeno no âmbito de serviços (em especial o que trata dos serviços de saúde) é uma lacuna teórica e prática latente.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa contribui para o reconhecimento da importância da administração do composto de marketing para a otimização da gestão dos serviços de saúde

Abstract

Study goals
To analyze the attractiveness of an unplanned cluster of health services from the perspective of cluster theory and of the service marketing mix (product, place, price, promotion, people, processes and physical evidence).
Relevance / originality
Checking which factors determine the attractiveness of the health services sector serves as a guide for managers of companies that belong to these clusters to develop strategies that are appropriate to their reality, obtaining competitive advantage
Methodology / approach
exploratory research, of a quantitative nature, through interviews with closed questions in Aracaju, Sergipe. Logistic regression was chosen to analyze the research data and the IBM SPSS software was used to process the data.
Main results
Of the seven constructs, components of the service marketing mix, only two are not considered relevant to the attractiveness of the research cluster: promotion and people.
Theoretical / methodological contributions
This topic has been significantly researched in retail, but the analysis of this phenomenon in the scope of services (especially the one dealing with health services) is a latent theoretical and practical gap.
Social / management contributions
The research contributes to the recognition of the importance of managing the marketing mix to optimize the management of health services