Resumo

Título do Artigo

O EFEITO MODERADOR DA MOTIVAÇÃO DO CONSUMO HEDÔNICO E/OU UTILITÁRIO NO COMPORTAMENTO DE COMPRA POR IMPULSO NO VAREJO
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - MAURÍCIO ALVES RODRIGUES PUGAS
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR - FACAP
2 - Evandro Luiz Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Ppga
3 - Eliane Herrero Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito moderador da Motivação da Compra Hedônica e/ou Utilitária no comportamento de Compra por Impulso, com a criação de um modelo que considere esta moderação entre as variáveis do comportamento de Compra por Impulso.
Relevância/originalidade
Os dados foram coletados em dois ambientes diferentes (Lojas de Confecções e Calçados e Supermercados), numa amostra de 501 respondentes, por meio de escalas validadas e previamente testadas.
Metodologia/abordagem
Realizou-se análises das frequências das variáveis, considerando-se os dois momentos de abordagem, seguidas da apresentação dos resultados das análises multivariadas, avaliação do modelo proposto, por meio da modelação de equações estruturais culminando com a análise de caminhos e o teste das hipóteses.
Principais resultados
Não houve indícios de multicolinearidade nas variáveis independentes do modelo, considerando-se as análises da validade convergente, discriminante e os indicadores gerais do modelo,indicando que o comportamento de Compra por Impulso é afetado pela Motivação de Compra do Consumidor.
Contribuições teóricas/metodológicas
São indicadas contribuições deste estudo à luz da teoria, aos gestores e, ainda, sugestões para estudos adicionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa, em suas considerações finais, ressalta a importância deste estudo acadêmico, o qual não teve a pretensão de esgotar uma temática tão ampla, mas, sim, fazer uma contribuição para o campus do saber.

Abstract

Study goals
The objective of this research was to evaluate the moderating effect of the Hedonic and/or Utilitarian Purchase Motivation on the Impulse Purchase behavior, with the creation of a model that considers this moderation among the variables of the Impulse Purchase behavior.
Relevance / originality
We collected data in two different shopping categories (Confection and Footwear Stores and Supermarkets), with a sample of 501 respondents, using validated and previously tested scales.
Methodology / approach
The analyses of the frequency of variables and two moments of approach, followed by the presentation of the results the multivariate analyses, we used structural equation modeling to evaluate the proposed model, and the analysis of paths and the testing of hypotheses.
Main results
Were adequate in the initial tests, with no evidence of multicollinearity in the independent variables of model, analyzes of convergent and discriminant validity and the general indicators of model, end results indicated that Impulse Purchase behavior is affected by Consumer Purchase Motivation.
Theoretical / methodological contributions
The contributions of this study are in the line with the theory, managers, and also present suggestions for further studies.
Social / management contributions
The final considerations highlight the importance of this academic study, which did not intend to end such a broad theme, but rather to contribute to the campus of knowledge.