Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito moderador da Motivação da Compra Hedônica e/ou Utilitária no comportamento de Compra por Impulso, com a criação de um modelo que considere esta moderação entre as variáveis do comportamento de Compra por Impulso.
Relevância/originalidade
Os dados foram coletados em dois ambientes diferentes (Lojas de Confecções e Calçados e Supermercados), numa amostra de 501 respondentes, por meio de escalas validadas e previamente testadas.
Metodologia/abordagem
Realizou-se análises das frequências das variáveis, considerando-se os dois momentos de abordagem, seguidas da apresentação dos resultados das análises multivariadas, avaliação do modelo proposto, por meio da modelação de equações estruturais culminando com a análise de caminhos e o teste das hipóteses.
Principais resultados
Não houve indícios de multicolinearidade nas variáveis independentes do modelo, considerando-se as análises da validade convergente, discriminante e os indicadores gerais do modelo,indicando que o comportamento de Compra por Impulso é afetado pela Motivação de Compra do Consumidor.
Contribuições teóricas/metodológicas
São indicadas contribuições deste estudo à luz da teoria, aos gestores e, ainda, sugestões para estudos adicionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa, em suas considerações finais, ressalta a importância deste estudo acadêmico, o qual não teve a pretensão de esgotar uma temática tão ampla, mas, sim, fazer uma contribuição para o campus do saber.