Objetivo do estudo
Busca-se propor a definição de um construto e responder 5 perguntas sobre a produção atual da pesquisa sobre a lealdade nos serviços, a cocriação de valor e a relação triádica e cogenética (self-outro-cultura), e as oportunidades de avanço neste campo de pesquisa.
Relevância/originalidade
Esta é a primeira análise bibliométrica sobre lealdade do consumidor na cocriação de valor em serviços em uso compartilhado trazendo a relação triádica self-outros e quais as contribuições possíveis da proposta de relação cogenética "self-outro-cultura" para a pesquisa de lealdade dos consumidores.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma análise bibliométrica (n=443), com análise de citações, análise de co-citação, análise de co-ocorrência, usando o repositório Web of Science e os softwares VOSviewer e Sci-MAT durante o segundo trimestre de 2021.
Principais resultados
As pesquisas no campo pesquisado avançaram perifericamente quando se trata das relações triádicas self-outros. A tendência das pesquisas está na hospitalidade, nos eventos de cocriação e interação com a marca, nas comunidades virtuais e nas relações dos consumidores com os vendedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo traz uma proposta de definição para os “serviços contínuos em uso compartilhado” seguindo os preceitos defendidos por Suddaby (2010), propondo a adição das relações triádicas cogenéticas como um avanço para a literatura de lealdade do consumidor em serviços.
Contribuições sociais/para a gestão
O presente estudo aponta algumas escalas já validadas como ponto de partida para as análises quantitativas para se mensurar os serviços contínuos em uso compartilhado (Gallarza et al., 2017; Klaus & Maklan, 2012), para, a partir delas, avançar nas estratégias de gestão.