Resumo

Título do Artigo

Serviços contínuos em uso compartilhado e a lealdade do consumidor: bibliometria e proposta de definição
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Tema

Marketing de Serviços e Fidelização

Autores

Nome
1 - Christian Gomes e Souza Munaier
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - PPGA - FEAUSP
2 - JOSE AFONSO MAZZON
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - são paulo

Reumo

Objetivo do estudo
Busca-se propor a definição de um construto e responder 5 perguntas sobre a produção atual da pesquisa sobre a lealdade nos serviços, a cocriação de valor e a relação triádica e cogenética (self-outro-cultura), e as oportunidades de avanço neste campo de pesquisa.
Relevância/originalidade
Esta é a primeira análise bibliométrica sobre lealdade do consumidor na cocriação de valor em serviços em uso compartilhado trazendo a relação triádica self-outros e quais as contribuições possíveis da proposta de relação cogenética "self-outro-cultura" para a pesquisa de lealdade dos consumidores.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma análise bibliométrica (n=443), com análise de citações, análise de co-citação, análise de co-ocorrência, usando o repositório Web of Science e os softwares VOSviewer e Sci-MAT durante o segundo trimestre de 2021.
Principais resultados
As pesquisas no campo pesquisado avançaram perifericamente quando se trata das relações triádicas self-outros. A tendência das pesquisas está na hospitalidade, nos eventos de cocriação e interação com a marca, nas comunidades virtuais e nas relações dos consumidores com os vendedores.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo traz uma proposta de definição para os “serviços contínuos em uso compartilhado” seguindo os preceitos defendidos por Suddaby (2010), propondo a adição das relações triádicas cogenéticas como um avanço para a literatura de lealdade do consumidor em serviços.
Contribuições sociais/para a gestão
O presente estudo aponta algumas escalas já validadas como ponto de partida para as análises quantitativas para se mensurar os serviços contínuos em uso compartilhado (Gallarza et al., 2017; Klaus & Maklan, 2012), para, a partir delas, avançar nas estratégias de gestão.

Abstract

Study goals
To propose the definition of a construct and answer 5 questions about the current research production on loyalty in services, value co-creation and the triadic and cogenetic relationship (self-other-culture), and opportunities for advancement in this research field.
Relevance / originality
This is the first bibliometric analysis on consumer loyalty in the value co-creation in shared-use services bringing the triadic self-others relationship and what are the possible contributions of the cogenetic relationship proposal "self-other-culture" to the consumer loyalty research.
Methodology / approach
This is a bibliometric analysis (n=443), with citation analysis, co-citation analysis, co-occurrence analysis, using the Web of Science repository and VOSviewer and Sci-MAT software during the second quarter 2021.
Main results
Researches in the researched field had advanced peripherally when it comes to triadic self-other relationships. The research trend is in hospitality, co-creation events, and brand interaction in virtual communities and consumers' relationships with sellers.
Theoretical / methodological contributions
This study proposes a definition for “ongoing services in shared-use” following the precepts defended by Suddaby (2010), proposing the addition of cogenetic triadic relationships to advance the literature on consumer loyalty in services.
Social / management contributions
The present study points to some scales that have already been validated as a starting point for quantitative analyses to measure continuous services in shared-use, based on them, to advance in strategies for management.