Resumo

Título do Artigo

DESIGN THINKING COMO METODOLOGIA PARA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN DE MODA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Carlos Marcelo Faustino da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
2 - Bruna Leôncio Prada dos Santos
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
3 - BRUNA PEREIRA DA CRUZ
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis

Reumo

Objetivo do estudo
A presente pesquisa tem como objetivo propor o Design Thinking integrado a um modelo de pré-incubação de empresas como metodologia para educação empreendedora com foco no ensino superior.
Relevância/originalidade
Dada a relevância do empreendedorismo, temos a educação empreendedora como propulsora dos benefícios. Entretanto, o desafio é que diversos estudos apontam que os métodos tradicionais de ensino não são os mais qualificados. É preciso pensar em métodos que contemplem suas especificidades.
Metodologia/abordagem
Foi feita uma análise no curso de Bacharelado em Design de Moda na Universidade estadual de Londrina. Analisado o Projeto Pedagógico do Curso e a percepção dos docentes. Após resultados da literatura, propôs-se o Design Thinking integrado a pré-incubação como modelo.
Principais resultados
O modelo proposto viabiliza uma metodologia de educação empreendedora que, ao mesmo tempo que possui o Design Thinking como base, é otimizada pela pré-incubação que direciona a ideia desenvolvida para uma modelagem de negócios a fim de aproveitar a oportunidade nascente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Considerando que o empreendedorismo tem sido o catalisador do desenvolvimento em diversos territórios, a discussão de metodologias que contemplem suas especificidades é sempre importante de ser pautada, também pelo seu caráter evolutivo e inovador, que constantemente atualiza-se de forma complexa e rápida.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo de caso realizado, ainda que sugira uma análise pontual e inicial da educação empreendedora em universidades, sugere que uma análise similar poderia ser estendida e realizada também em outros cursos de graduação.

Abstract

Study goals
This research aims to propose Design Thinking integrated to a companie’s pre-incubation model as a methodology for entrepreneurial education with a focus on higher education.
Relevance / originality
Given the importance of entrepreneurship, we have entrepreneurial education as a driver of benefits. However, the challenge is that several studies indicate that traditional teaching methods are not the most qualified. It is necessary to think of methods that address their specificities
Methodology / approach
An analysis was made in the Bachelor of Fashion Design at the Universidade Estadual de Londrina. Analyzed the Pedagogical Project of the Course and the teachers' perception. After results from the literature, it was proposed to integrated Design Thinking with pre-incubation.
Main results
The proposed model enables an entrepreneurial education methodology that, while having Design Thinking as a basis, is optimized by the pre-incubation that directs the developed idea to a business modeling in order to take advantage of the emerging opportunity.
Theoretical / methodological contributions
Considering that entrepreneurship has been the catalyst for development in several territories, the discussion of methodologies that address their specificities is always important to be guided, also by their evolutionary and innovative character, which is constantly updated in a complex and fast
Social / management contributions
The case study carried out, even though it suggests a punctual and initial analysis of entrepreneurial education in universities, suggests that a similar analysis could be extended and carried out in other undergraduate courses as well.