Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo verificar o impacto de um programa de pré-incubação, oferecido por uma incubadora de instituição de ensino, a fim de mensurar nos discentes participantes a sensibilização pela área do empreendedorismo, tanto em sua intenção empreendedora como nas competências.
Relevância/originalidade
Muito se discute a respeito do quanto as metodologias práticas são mais significativas para a educação empreendedora, entretanto, ainda é raso o aprofundamento no estudo de programas de empreendedorismo fora das salas de aula (como nas incubadoras) como ferramentas pedagógicas.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa quantitativa através de um levantamento, aplicando-se um questionário aos discentes que participaram da pré-incubação com um comparativo entre suas percepções antes e depois de sua participação.
Principais resultados
A metodologia prática, do programa estudado, foi capaz de agir como ferramenta pedagógica, ao passo que capacitava os alunos e também impulsionava, despertando neles o interesse em conhecer mais da área e seguir na carreira empreendedora.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo fornece base científica para análise de programas de empreendedorismo como aliados da educação empreendedora, assim, ampliando para outros ambientes, como o de incubadoras universitárias, a atuação pedagógica das instituições.
Contribuições sociais/para a gestão
Refletem-se como contribuições sociais o apoio ao resultado científico de novos meios de disseminar a educação empreendedora, considerando seu papel central no desenvolvimento social e econômico dos territórios.