Resumo

Título do Artigo

PRÉ-INCUBAÇÃO COMO IMPULSIONADORA DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO – CAMPUS RONDONÓPOLIS
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Carlos Marcelo Faustino da Silva
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Florianópolis
2 - Ramon Luiz Arenhardt
Universidade Federal de Rondonópolis - UFR - Ciências contábeis
3 - SOFIA INES NIVEIROS
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso -
4 - Léa Paula Vanessa Xavier Corrêa de Morais
IFMT INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSO - Reitoria

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo verificar o impacto de um programa de pré-incubação, oferecido por uma incubadora de instituição de ensino, a fim de mensurar nos discentes participantes a sensibilização pela área do empreendedorismo, tanto em sua intenção empreendedora como nas competências.
Relevância/originalidade
Muito se discute a respeito do quanto as metodologias práticas são mais significativas para a educação empreendedora, entretanto, ainda é raso o aprofundamento no estudo de programas de empreendedorismo fora das salas de aula (como nas incubadoras) como ferramentas pedagógicas.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa quantitativa através de um levantamento, aplicando-se um questionário aos discentes que participaram da pré-incubação com um comparativo entre suas percepções antes e depois de sua participação.
Principais resultados
A metodologia prática, do programa estudado, foi capaz de agir como ferramenta pedagógica, ao passo que capacitava os alunos e também impulsionava, despertando neles o interesse em conhecer mais da área e seguir na carreira empreendedora.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo fornece base científica para análise de programas de empreendedorismo como aliados da educação empreendedora, assim, ampliando para outros ambientes, como o de incubadoras universitárias, a atuação pedagógica das instituições.
Contribuições sociais/para a gestão
Refletem-se como contribuições sociais o apoio ao resultado científico de novos meios de disseminar a educação empreendedora, considerando seu papel central no desenvolvimento social e econômico dos territórios.

Abstract

Study goals
This study aims to verify the impact of a pre-incubation program, offered by an incubator of an educational institution, in order to measure the awareness of the entrepreneurship area in the participating students, both in its entrepreneurial intention and in its competences.
Relevance / originality
Much is discussed about how practical methodologies are more significant for entrepreneurial education, however, it is still shallow to deepen the study of entrepreneurship programs outside the classroom (such as incubators) as pedagogical tools.
Methodology / approach
A quantitative research was carried out through a survey, applying a questionnaire to students who participated in the pre-incubation with a comparison between their perceptions before and after their participation.
Main results
The practical methodology, of the studied program, was able to act as a pedagogical tool, while training the students and also boosting them, awakening in them the interest in knowing more about the area and following an entrepreneurial career.
Theoretical / methodological contributions
The study provides a scientific basis for analyzing entrepreneurship programs as allies of entrepreneurial education, thus expanding the pedagogical activities of institutions to other environments, such as university incubators.
Social / management contributions
Social contributions are reflected in the support for the scientific result of new means of disseminating entrepreneurial education, considering its central role in the social and economic development of territories.