Resumo

Título do Artigo

Implantação de um escritório de projetos de inovação e desenvolvimento local em uma instituição de educação, ciência e tecnologia
Abrir Arquivo

Tema

Inovação na Administração Pública

Autores

Nome
1 - Anderson Ricardo Yanzer Cabral
Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Reitoria

Reumo

Objetivo do estudo
Apresentar os resultados e a estratégia de implantação de um escritório de projetos focado em inovação e desenvolvimento local em uma instituição de educação, ciência e tecnologia da rede federal de ensino.
Relevância/originalidade
Este trabalho apresenta uma proposta de solução para as instituições da rede federal de ensino, que carecem de estruturas organizacionais e ferramentas tecnológicas direcionadas ao incremento e formalização de parcerias para geração de inovação e desenvolvimento local.
Metodologia/abordagem
A metodologia definida para desenvolvimento deste projeto possui uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada, objetivos exploratórios e procedimentos apoiados na pesquisa-ação.
Principais resultados
O escritório de projetos e as ferramentas implantadas possibilitaram a estruturação de um portfólio de competência e expertises da organização resultando em um significativo incremento no número de parcerias para desenvolvimento de projetos.
Contribuições teóricas/metodológicas
O uso de técnicas e metodologias de gestão do conhecimento e gestão de processos possibilitaram uma nova abordagem organizacional para geração de projetos inovadores em uma instituição de educação, ciência e tecnologia.
Contribuições sociais/para a gestão
O significativo incremento de projetos em parcerias com organizações públicas e privadas aumenta a probabilidade de geração de soluções aplicadas e com maior potencial de inovação nos territórios onde a instituição atua.

Abstract

Study goals
Presenting the results and implementation strategy of a project office focused on innovation and local development in an education, science and technology federal education institution.
Relevance / originality
This work presents a proposal for a solution for the institutions of the federal education system, which lack organizational structures and technological tools aimed at increasing and formalizing partnerships to generate innovation and local development.
Methodology / approach
The methodology defined for the development of this work has a qualitative approach, of an applied nature, exploratory objectives and procedures supported by action research.
Main results
The project office and the tools implemented made it possible to structure a portfolio of competence and expertise, resulting in a significant increase in the number of partnerships for project development.
Theoretical / methodological contributions
The use of knowledge management and process management techniques and methodologies enabled a new organizational approach to generate innovative projects in an education, science and technology institution.
Social / management contributions
The significant increase in projects in partnerships with public and private organizations increases the probability of generating applied solutions with greater potential for innovation in the territories where the institution acts.