Objetivo do estudo
Visando contribuir para o desenvolvimento do Capital Intelectual no setor público, o estudo descreve as práticas de gestão adotadas em empresa pública, em razão de pactuações anuais de metas, indicadores de resultado e recompensas financeiras distribuídas através de avaliações de desempenho.
Relevância/originalidade
Demonstra que um modelo de avaliação do desempenho por meio de metas, indicadores e recompensas, comumente utilizado no setor privado, permite o desenvolvimento do Capital Intelectual em organizações do setor público em geral, e em particular nas empresas públicas.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso único, do tipo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se análise documental, entrevistas gravadas com representantes dos setores operacional, gerencial e estratégico da organização e utilização da Técnica do Incidente Crítico, para coleta, categorização dos dados e análise das evidências.
Principais resultados
Pelas evidencias identificadas na pesquisa documental e argumentos apresentados e analisados, conclui-se que a empresa cumpriu seus objetivos com eficiência, eficácia e efetividade, usando as ferramentas aportadas e práticas de gestão adequadas para o alcance das metas e obtenção dos resultados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo demonstrou que a adoção de práticas e ferramentas de gestão oriundas do setor privado, podem ser aplicadas com sucesso no setor público e, ainda, são elementos impulsionadores do desenvolvimento do Capital Intelectual, em especial, o Capital Humano e Estrutural.
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas e ferramentas de gestão adotadas produziram motivação aos servidores e se tornaram fatores de influência no nível de produtividade da organização estudada e consequentemente, contribuiu para melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos.