Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUTOS DA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PARA O DESENVOLVIMENTO DO CAPITAL INTELECTUAL NO SETOR PÚBLICO.
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - JULIO CARLOS MORANDI
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Doutorado em Administração de Empresas/Gestão
2 - Zelia Maria da Silva Serrasqueiro Teixeira
-
3 - Wilson Toshiro Nakamura
Universidade Presbiteriana Mackenzie -

Reumo

Objetivo do estudo
Visando contribuir para o desenvolvimento do Capital Intelectual no setor público, o estudo descreve as práticas de gestão adotadas em empresa pública, em razão de pactuações anuais de metas, indicadores de resultado e recompensas financeiras distribuídas através de avaliações de desempenho.
Relevância/originalidade
Demonstra que um modelo de avaliação do desempenho por meio de metas, indicadores e recompensas, comumente utilizado no setor privado, permite o desenvolvimento do Capital Intelectual em organizações do setor público em geral, e em particular nas empresas públicas.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso único, do tipo descritivo com abordagem qualitativa, utilizando-se análise documental, entrevistas gravadas com representantes dos setores operacional, gerencial e estratégico da organização e utilização da Técnica do Incidente Crítico, para coleta, categorização dos dados e análise das evidências.
Principais resultados
Pelas evidencias identificadas na pesquisa documental e argumentos apresentados e analisados, conclui-se que a empresa cumpriu seus objetivos com eficiência, eficácia e efetividade, usando as ferramentas aportadas e práticas de gestão adequadas para o alcance das metas e obtenção dos resultados.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo demonstrou que a adoção de práticas e ferramentas de gestão oriundas do setor privado, podem ser aplicadas com sucesso no setor público e, ainda, são elementos impulsionadores do desenvolvimento do Capital Intelectual, em especial, o Capital Humano e Estrutural.
Contribuições sociais/para a gestão
As práticas e ferramentas de gestão adotadas produziram motivação aos servidores e se tornaram fatores de influência no nível de produtividade da organização estudada e consequentemente, contribuiu para melhoria da qualidade da prestação dos serviços públicos.

Abstract

Study goals
Aiming to contribute to the development of Intellectual Capital in the public sector, the study describes the management practices adopted in public companies, due to annual agreements of goals, result indicators and financial rewards distributed through performance evaluations.
Relevance / originality
It demonstrates that a performance evaluation model through targets, indicators and rewards, commonly used in the private sector, allows the development of Intellectual Capital in public sector organizations in general, and in public companies in particular.
Methodology / approach
Single case study, descriptive type with a qualitative approach, using document analysis, recorded interviews with representatives of the operational, managerial and strategic sectors of the organization and use of the Critical Incident Technique for data
Main results
From the evidence identified in the documentary research and arguments presented and analyzed, it is concluded that the company fulfilled its objectives efficiently, effectively and effectively, using the tools provided and adequate management practices to reach the goals and obtain the results.
Theoretical / methodological contributions
The study showed that the adoption of management practices and tools from the private sector can be successfully applied in the public sector and are also driving elements for the development of Intellectual Capital, in particular, Human and Structural Capital.
Social / management contributions
The management practices and tools adopted produced motivation for the employees and became factors influencing the level of productivity of the organization studied and, consequently, contributed to improving the quality of the provision of public services.