Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é descrever como uma empresa comunicou sua estratégia objetivando o envolvimento de todos os funcionários no processo de refinamento e implementação.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo está em propor uma contribuição ao processo de implementação da estratégia em ambientes empresariais, visto esse ser um campo de estudos com pouca produção científica. A originalidade está na maneira que se utilizou para comunicar a estratégia.
Metodologia/abordagem
O método utilizado é o estudo de caso. O autor acompanhou etapas da intervenção como consultor externo independente
Principais resultados
Passados 150 dias da sessão de comunicação da estratégia entre os gestores e suas equipes, constatou-se, por meio de questionário, que, mais de 90% dos respondentes, entenderam a estratégia e identificaram qual a contribuição poderiam dar, a partir do posto de trabalho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho traz uma aplicação prática de conceitos sobre implementação da estratégia até então explorados somente em estudos, mostrando uma maneira inovadora para comunicar a estratégia e envolver as pessoas na sua execução.
Contribuições sociais/para a gestão
A empresa manteve suas operações normais durante os meses que comunicou a estratégia. Não houve necessidade de deslocar pessoas para auditórios ou outros locais de apresentação, pois a comunicação do gestor para com sua equipe ocorreu no ambiente de trabalho.