Resumo

Título do Artigo

O USO DE ILUSTRAÇÃO GRÁFICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Benny Kramer Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste trabalho é descrever como uma empresa comunicou sua estratégia objetivando o envolvimento de todos os funcionários no processo de refinamento e implementação.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo está em propor uma contribuição ao processo de implementação da estratégia em ambientes empresariais, visto esse ser um campo de estudos com pouca produção científica. A originalidade está na maneira que se utilizou para comunicar a estratégia.
Metodologia/abordagem
O método utilizado é o estudo de caso. O autor acompanhou etapas da intervenção como consultor externo independente
Principais resultados
Passados 150 dias da sessão de comunicação da estratégia entre os gestores e suas equipes, constatou-se, por meio de questionário, que, mais de 90% dos respondentes, entenderam a estratégia e identificaram qual a contribuição poderiam dar, a partir do posto de trabalho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este trabalho traz uma aplicação prática de conceitos sobre implementação da estratégia até então explorados somente em estudos, mostrando uma maneira inovadora para comunicar a estratégia e envolver as pessoas na sua execução.
Contribuições sociais/para a gestão
A empresa manteve suas operações normais durante os meses que comunicou a estratégia. Não houve necessidade de deslocar pessoas para auditórios ou outros locais de apresentação, pois a comunicação do gestor para com sua equipe ocorreu no ambiente de trabalho.

Abstract

Study goals
The objective of this paper is to describe how a company communicated its strategy aiming to involve all employees in the refinement and implementation process.
Relevance / originality
The relevance of this study is to propose a contribution to the strategy implementation process in business environments, once this is a field of studies with little scientific production. The originality is in the way it was used to communicate the strategy.
Methodology / approach
The method used is the case study. The author followed the steps of the intervention as an independent external consultant
Main results
After 150 days of the strategy communication session between managers and their teams, it was found, through a questionnaire, that more than 90% of respondents understood the strategy and identified what contribution they could make, from the position of job.
Theoretical / methodological contributions
This work brings a practical application of concepts about strategy implementation that have only been explored in studies so far, showing an innovative way to communicate the strategy and involve people in its execution.
Social / management contributions
The company continued its normal operations during the months it communicated the strategy. There was no need to move people to auditoriums or other places of presentation, as the manager's communication with his team took place in the work environment.