Resumo

Título do Artigo

LOGÍSTICA DE SERVIÇOS E FERRAMENTAS DE GESTÃO APLICADAS AO PET SHOP PÊLOS E PATAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Arthur Soares Matos
-
2 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
3 - Bráulio Frances Barcelos
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum -

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi investigar o papel da gestão logística em um negócio de prestação de serviços, mais especificamente, do mercado de pet shop.
Relevância/originalidade
A relevância desta pesquisa está no fato da logística ser menos explorada no setor de serviços em comparação aos demais setores, sendo uma área que gera fortes impactos em uma organização.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso com o foco na investigação, coleta de dados e análise sobre o funcionamento logístico em uma empresa de prestação de serviços no ramo de atividade Pet Shop.
Principais resultados
Mitigação de problemas logísticos, identificação de elementos fundamentais ao processo, explicitação do modus operandi de gestão; possibilitando assim, uma maior competitividade do negócio.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo envolveu teorias, metodologias e ferramentas que ao serem colocadas em prática geraram resultados satisfatórios, indicando a aplicabilidade e eficácia das mesmas.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo da logística de serviços aplicado a um empreendimento de pequeno porte do segmento pet shop serv exemplificou alguns dos diversos desafios enfrentados pelo empreendedor brasileiro e, por isso, torna-se um exemplo e base para novas pesquisas.

Abstract

Study goals
The aim of this study was to investigate the role of logistics management in a service provision business, more specifically, in the pet market.
Relevance / originality
The relevance of this research lies in the fact that logistics is less explored in the service sector compared to other sectors, being an area that generates strong impacts on an organization.
Methodology / approach
This research is characterized as a case study with a focus on investigation, data collection and analysis on the logistical operation in a service provider company in the Pet Shop business.
Main results
Mitigation of logistical problems, identification of fundamental elements to the process, explanation of management modus operandi, thus enabling greater business competitiveness.
Theoretical / methodological contributions
This article involved theories, methodologies and tools that, when put into practice, generated satisfactory results, indicating their applicability and effectiveness.
Social / management contributions
The study of service logistics applied to a small business in the pet shop serv segment exemplified some of the different challenges faced by the Brazilian entrepreneur and, therefore, it becomes an example and basis for further research.