Objetivo do estudo
Compreender com base na literatura como os lockers podem ser empregados na entrega da última milha e estabelecer bases para definição de estratégias de negócio.
Relevância/originalidade
Trata-se de uma pesquisa, orientada a dados, relacionada a entrega de encomendas, que tem sido alavancada pelo crescimento do comércio eletrônico. A busca de classes de problemas e fatores contribuem para melhorar a formulação de estratégias de negócio.
Metodologia/abordagem
Foi empregada a construção de uma revisão sistemática da literatura, com o uso de técnicas oriundas da ciência de dados. A escolha deve-se a proposta de uma metodologia com abordagem que trouxesse mais objetividade ao processo, reduzindo possíveis vieses dos pesquisadores.
Principais resultados
Com base nos 73 documentos colecionados e analisados foi possível identificar 19 fatores relacionados ao uso de lockers na entrega de última milha. Esses fatores podem ser agrupados em 3 classes de problemas que se relacionam para definir melhores estratégias de negócios.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em termos gerais, as contribuições teóricas se relacionam intimamente com a metodologia adotada, pois o processo executado vises indesejados nos resultados, um dos desafios da pesquisa qualitativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a gestão logística, a formulação das classes de problemas e seus fatores: processo de entrega, rede de atendimento e comportamento do consumidor formam critérios direcionadores para estratégias do negócio. Sendo ainda que é possível relacionar esses fatores e definir novos balizadores.