Resumo

Título do Artigo

A ENTREGA COM LOCKERS NA ÚLTIMA MILHA: ENTENDENDO AS ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO A PARTIR DA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Celso Hashisaka Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Memorial - Barra Funda
2 - Marcelo Luiz do Amaral Gonçalves
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Emerson Antonio Maccari
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender com base na literatura como os lockers podem ser empregados na entrega da última milha e estabelecer bases para definição de estratégias de negócio.
Relevância/originalidade
Trata-se de uma pesquisa, orientada a dados, relacionada a entrega de encomendas, que tem sido alavancada pelo crescimento do comércio eletrônico. A busca de classes de problemas e fatores contribuem para melhorar a formulação de estratégias de negócio.
Metodologia/abordagem
Foi empregada a construção de uma revisão sistemática da literatura, com o uso de técnicas oriundas da ciência de dados. A escolha deve-se a proposta de uma metodologia com abordagem que trouxesse mais objetividade ao processo, reduzindo possíveis vieses dos pesquisadores.
Principais resultados
Com base nos 73 documentos colecionados e analisados foi possível identificar 19 fatores relacionados ao uso de lockers na entrega de última milha. Esses fatores podem ser agrupados em 3 classes de problemas que se relacionam para definir melhores estratégias de negócios.
Contribuições teóricas/metodológicas
Em termos gerais, as contribuições teóricas se relacionam intimamente com a metodologia adotada, pois o processo executado vises indesejados nos resultados, um dos desafios da pesquisa qualitativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a gestão logística, a formulação das classes de problemas e seus fatores: processo de entrega, rede de atendimento e comportamento do consumidor formam critérios direcionadores para estratégias do negócio. Sendo ainda que é possível relacionar esses fatores e definir novos balizadores.

Abstract

Study goals
Understand, based on the literature, how lockers can be used in the last mile delivery and establish bases for defining business strategies.
Relevance / originality
This is a data-driven survey related to parcel delivery, which has been leveraged by the growth of e-commerce. The search for classes of problems and factors contribute to improve the formulation of business strategies.
Methodology / approach
The construction of a systematic literature review was employed, using techniques from data science. The choice is due to the proposal of a methodology with an approach that would bring more objectivity to the process, reducing possible biases of researchers.
Main results
Based on 73 documents collected and analyzed, it was possible to identify 19 factors related to the use of lockers in last mile delivery. These factors can be grouped into 3 classes of problems that are related to define better business strategies.
Theoretical / methodological contributions
In general terms, the theoretical contributions are closely related to the adopted methodology, as the process carried out biases unwanted results, one of the challenges of qualitative research.
Social / management contributions
For logistics management, the formulation of classes of problems and their factors: delivery process, service network and consumer behavior form guiding criteria for business strategies. It is also possible to relate these factors and define new benchmarks.