Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo demonstrar como uma instituição de ensino superior privada analisou os resultados do Enade, de forma a compreender seus excelentes resultados obtidos no ano de 2017, seguido por queda nos resultados anos de 2018 e 2019.
Relevância/originalidade
A partir dos resultados encontrados, este estudo relata as estratégias criadas para aprimorar os resultados e a qualidade dos cursos ofertados na instituição de ensino.
Metodologia/abordagem
Foram calculadas as médias anuais de dos indicadores de qualidade da instituição entre os anos de 2014 a 2017. Estes indicadores são divulgados publicamente pelo INEP, sendo utilizados pela para pesquisas e estabelecimento de políticas públicas para o ensino superior.
Principais resultados
O estudo possibilitou identificar o comportamento dos indicadores de qualidade e com isso, compreender como a IES obteve um resultado tão expressivo no satisfatório no Enade 2017. Também foi possível traçar estratégias para buscar melhores resultados nas próximas edições do Enade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato agrega mais conhecimento à área de gestão estratégica e análise dos resultados do Enade. Trata-se de um tema que ainda precisa ser amplamente discutido pela comunidade acadêmica, de forma a levar às instituições novas formas de gestão.
Contribuições sociais/para a gestão
As instituições de ensino superior estão sujeitas a um ambiente em constante mudança. É imprescindível que os gestores vejam o Enade com um viés mais estratégico, fazendo do mesmo um processo que pode trazer maior qualidade ao ensino superior.