Resumo

Título do Artigo

Análise estratégica dos indicadores de qualidade do Enade em uma instituição de ensino superior privada
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Especiais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Sidney Verginio da Silva
Grupo Educacional - UNIS - Varginha
2 - Alessandra Aparecida de Paula Souza
-

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo tem como objetivo demonstrar como uma instituição de ensino superior privada analisou os resultados do Enade, de forma a compreender seus excelentes resultados obtidos no ano de 2017, seguido por queda nos resultados anos de 2018 e 2019.
Relevância/originalidade
A partir dos resultados encontrados, este estudo relata as estratégias criadas para aprimorar os resultados e a qualidade dos cursos ofertados na instituição de ensino.
Metodologia/abordagem
Foram calculadas as médias anuais de dos indicadores de qualidade da instituição entre os anos de 2014 a 2017. Estes indicadores são divulgados publicamente pelo INEP, sendo utilizados pela para pesquisas e estabelecimento de políticas públicas para o ensino superior.
Principais resultados
O estudo possibilitou identificar o comportamento dos indicadores de qualidade e com isso, compreender como a IES obteve um resultado tão expressivo no satisfatório no Enade 2017. Também foi possível traçar estratégias para buscar melhores resultados nas próximas edições do Enade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este relato agrega mais conhecimento à área de gestão estratégica e análise dos resultados do Enade. Trata-se de um tema que ainda precisa ser amplamente discutido pela comunidade acadêmica, de forma a levar às instituições novas formas de gestão.
Contribuições sociais/para a gestão
As instituições de ensino superior estão sujeitas a um ambiente em constante mudança. É imprescindível que os gestores vejam o Enade com um viés mais estratégico, fazendo do mesmo um processo que pode trazer maior qualidade ao ensino superior.

Abstract

Study goals
This study aims to demonstrate how a private higher education institution analyzed the results of Enade, in order to understand its excellent results obtained in 2017, followed by a drop in the results of 2018 and 2019.
Relevance / originality
Based on the results found, this study reports the strategies created to improve the results and quality of courses offered at the educational institution.
Methodology / approach
Annual averages of the institution's quality indicators were calculated from 2014 to 2017. These indicators are publicly disclosed by INEP, and are used by INEP for research and the establishment of public policies for higher education.
Main results
The study made it possible to identify the behavior of the quality indicators and, therefore, understand how the IES obtained such an expressive satisfactory result in Enade 2017 It was also possible to trace strategies to seek better results.
Theoretical / methodological contributions
This report adds more knowledge to the area of ​​strategic management and analysis of Enade's results. This is a topic that still needs to be widely discussed by the academic community, in order to bring new forms of management to institutions.
Social / management contributions
Higher education institutions are subject to an ever-changing environment. It is essential that managers see Enade with a more strategic bias, making it a process that can bring greater quality to higher education.