Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES ABSORTIVAS NA GESTÃO ESTRATÉGICA: EVIDÊNCIAS EM PMEs BASEADAS EM TECNOLOGIA DIGITAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Marcio Augusto Lassance Cunha Filho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PP
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Neste estudo, pretendemos contribuir para entendimento sobre como os elementos componentes da capacidade de absorção organizacional (ACAP) estão incorporados nos processos de gestão estratégica de pequenas e médias organizações (PMEs) baseadas em tecnologia digital.
Relevância/originalidade
A capacidade organizacional de absorver conhecimentos valiosos para obter vantagens competitivas e retornos acima da média tornou-se um tema importante na gestão estratégica. Especificamente, a ACAP pode ser uma fonte importante de vantagem competitiva para PMEs baseadas em tecnologia digital.
Metodologia/abordagem
Uma revisão da literatura destacou os imperativos estratégicos para as PMEs de base tecnológica digital e suas ligações com os elementos componentes da ACAP. Esses links foram então examinados empiricamente em dois estudos de caso.
Principais resultados
Links encontrados entre capacidades absortivas e processos de gestão estratégica de PMEs de base tecnológica digital : parcerias Interorganizacionais; relacionamento com clientes; redes sociais internas; conhecimento prévio; orientação empreendedora.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este artigo contribui para o estudo da ACAP ao vincular seus elementos componentes aos imperativos de gestão estratégica nas PMEs.
Contribuições sociais/para a gestão
Também há benefícios para a gestão, uma vez que a implementação de processos relacionados aos links propostos pode apoiar iniciativas e operações estratégicas nestas PMEs de base tecnológica digital.

Abstract

Study goals
In this study, we aim to shed light on how organizational absorptive capacity (ACAP) component elements are embedded in the strategic management processes of digital technology-based small and medium organizations (SMEs).
Relevance / originality
As knowledge is a recognized strategic resource, the organizational capacity to absorb valuable knowledge to obtain competitive advantages and above-average returns has become an important topic in strategic management. ACAP may be an important source of competitive advantage for digital technology-based SMEs.
Methodology / approach
A literature review highlighted the imperatives of strategic management processes and their links with ACAP component elements. These links were then examined through two case studies in the field.
Main results
Links found between absorptive capacities and strategic management processes of digital technology-based SMEs: interorganizational partnerships; relationship with customers; internal social networks; previous knowledge; entrepreneurial orientation.
Theoretical / methodological contributions
This article contributes to the field of ACAP by linking its component elements to strategic management imperatives for SMEs.
Social / management contributions
There are also benefits to management, since implementation of processes related to the proposed links might support strategic initiatives and operations at digital technology-based SMEs.