Resumo

Título do Artigo

IDENTIFICAÇÃO DOS CAPACITADORES DO CONHECIMENTO E DAS ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA E AVANÇO PARA A COMPETITIVIDADE: ESTUDO DE CASO NA CEMIG
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - SÉRGIO GERALDO DA FONSECA CARVALHO
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
2 - Maria Celeste Reis Lobo de Vasconcelos
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado Profissional em Administração
3 - Ester Eliane Jeunon
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Pedro Leopoldo
4 - Simone Cristina Dufloth
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO - ESCOLA DE GOVERNO PROFESSOR PAULO NEVES DE CARVALHO

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar os capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade da CEMIG, uma concessionária estatal do setor elétrico.
Relevância/originalidade
A escassez de estudos acadêmicos voltados para a análise dos capacitadores do conhecimento e como eles contribuem para a competitividade do setor elétrico embasam a realização desta pesquisa. Pretendeu-se com a pesquisa efetivar o levantamento de informações estratégicas para a organização.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi um estudo de caso descritivo, envolvendo as abordagens quantitativa e qualitativa. A unidade de análise foi a CEMIG e a população foi constituída pelos seus gerentes e superintendentes da Companhia em uma amostra de 76 respondentes.
Principais resultados
Todos os capacitadores estão presentes na organização. Os capacitadores 2 e 4 são os pontos fortes e os capacitadores 1, 3 e 5 são as oportunidades de melhoria. As estratégias de sobrevivência e de avanço também foram identificadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a Academia ampliando as discussões sobre os capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade em uma empresa do setor elétrico, sobretudo considerando que foram encontrados poucos estudos sobre eles.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a CEMIG, maior conhecimento acerca de sua realidade organizacional e um fortalecimento mercadológico. Para os autores, uma clareza sobre a área de gestão do conhecimento e como utilizar este conhecimento como diferenciação competitiva em cenários de sobrevivência e avanço das empresas.

Abstract

Study goals
The main objective of this article is to present the results of the research carried out to identify and analyze the enablers of knowledge and survival and advancement strategies for the competitiveness of CEMIG, a state utility in the electricity sector.
Relevance / originality
The scarcity of academic studies focused on the analysis of knowledge enablers and how they contribute to the competitiveness of the electricity sector support this research. The research is intended to carry out the collection of strategic information for the organization.
Methodology / approach
The research was a descriptive case study, involving quantitative and qualitative approaches. The unit of analysis was CEMIG and the population consisted of its managers and superintendents. of the Company in a sample of 76 respondents.
Main results
All trainers are present in the organization. Enablers 2 and 4 are the strengths and enablers 1, 3 and 5 are the opportunities for improvement. Survival and advancement strategies were also identified.
Theoretical / methodological contributions
It is expected that the research can contribute to the Academy by expanding discussions on knowledge enablers and survival and advancement strategies for competitiveness in a company in the electricity sector, especially considering that few studies were found about them.
Social / management contributions
For CEMIG, greater knowledge about its organizational reality and market strengthening. For the authors, a clarity about the area of knowledge management and how to use this knowledge as competitive differentiation in scenarios of survival and advancement of companies.