Objetivo do estudo
O objetivo principal deste artigo é apresentar os resultados da pesquisa realizada para identificar e analisar os capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade da CEMIG, uma concessionária estatal do setor elétrico.
Relevância/originalidade
A escassez de estudos acadêmicos voltados para a análise dos capacitadores do conhecimento e como eles contribuem para a competitividade do setor elétrico embasam a realização desta pesquisa. Pretendeu-se com a pesquisa efetivar o levantamento de informações estratégicas para a organização.
Metodologia/abordagem
A pesquisa foi um estudo de caso descritivo, envolvendo as abordagens quantitativa e qualitativa. A unidade de análise foi a CEMIG e a população foi constituída pelos seus gerentes e superintendentes da Companhia em uma amostra de 76 respondentes.
Principais resultados
Todos os capacitadores estão presentes na organização. Os capacitadores 2 e 4 são os pontos fortes e os capacitadores 1, 3 e 5 são as oportunidades de melhoria. As estratégias de sobrevivência e de avanço também foram identificadas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Espera-se que a pesquisa possa contribuir para a Academia ampliando as discussões sobre os capacitadores do conhecimento e das estratégias de sobrevivência e avanço para a competitividade em uma empresa do setor elétrico, sobretudo considerando que foram encontrados poucos estudos sobre eles.
Contribuições sociais/para a gestão
Para a CEMIG, maior conhecimento acerca de sua realidade organizacional e um fortalecimento mercadológico. Para os autores, uma clareza sobre a área de gestão do conhecimento e como utilizar este conhecimento como diferenciação competitiva em cenários de sobrevivência e avanço das empresas.