Resumo

Título do Artigo

ESTRUTURA INTELECTUAL DAS FRENTES DE PESQUISA NO CAMPO DA VISÃO BASEADA NA ATENÇÃO
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Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Nairana Radtke Caneppele
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Universidade Federal de São Paulo - Campus Osasco

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar as bases de conhecimento, tendências e possíveis caminhos para o campo da Visão Baseada na Atenção (VBA) em uma tentativa de compreender as influências estruturais e intelectuais de investigação.
Relevância/originalidade
Várias questões permanecem insuficientemente investigadas sobre a VBA, e as ferramentas neurocientíficas podem auxiliar na investigação e busca por respostas relacionadas a atenção nos estudos organizacionais.
Metodologia/abordagem
Neste artigo realizamos um estudo bibliométrico utilizando a técnica de pareamento e cocitação da amostra do pareamento de 138 artigos publicados no período compreendido entre 1997, ano de publicação do artigo de Ocasio (1997), até 2019.
Principais resultados
As tendências e possíveis caminhos para o campo e a sua base de conhecimento foram classificadas em três fatores. A partir dessa classificação realizamos a proposição de direcionamento para pesquisas futuras no campo da VBA.
Contribuições teóricas/metodológicas
Para ser possível compreender porque as organizações fazem as coisas da forma como fazem e, porque elas executam, precisamos compreender as mentes dos tomadores de decisão, portanto apresentamos as frentes de pesquisa e um direcionamento para estudos futuros no campo da VBA.
Contribuições sociais/para a gestão
Nas organizações as decisões são tomadas considerando a canalização e distribuição da atenção de seus tomadores de decisão. Eles precisam concentrar sua energia, esforço e atenção em um número limitado de problemas para alcançar desempenho estratégico sustentado.

Abstract

Study goals
Analyze the knowledge bases, trends and possible paths to the field of Attention-Based View (ABV) in an attempt to understand the structural and intellectual influences of investigation.
Relevance / originality
Several questions remain insufficiently investigated about ABV, and neuroscientific tools can help in the investigation and search for answers related to attention in organizational studies.
Methodology / approach
In this article, we performed a bibliometric study using the technique of matching and co-quoting the sample of the matching of 138 articles published in the period between 1997, the year of publication of the article by Ocasio (1997), until 2019.
Main results
Trends and possible paths for the field and its knowledge base were classified into three factors. From this classification, we carry out the proposal of direction for future research in the field of ABV.
Theoretical / methodological contributions
To be able to understand why organizations do things the way they do and why they perform, we need to understand the minds of decision makers, so we present the research fronts and a direction for future studies at ABV.
Social / management contributions
In organizations, decisions are taken considering the channeling and distribution of the attention of their decision makers. They need to focus their energy, effort, and attention on a limited number of issues to achieve sustained strategic performance.