Objetivo do estudo
Este estudo é uma releitura, aprimorada e atualizada, desenvolvida a partir do artigo de Schneider e Lopes (2016), sobre a inserção do cinema brasileiro no mercado europeu.
Relevância/originalidade
O artigo explora o contexto de internacionalização do cinema brasileiro, a partir da análise de dados existentes sobre o setor, apresentando as condições e fatores que possibilitaram essa inserção, tendo como referência o período compreendido entre os anos 1996 e 2019.
Metodologia/abordagem
Foi utilizada a Teoria da Escola de Uppsala de internacionalização como referência de análise. Utilizaram-se dados secundários, provenientes de entidades ligadas ao cinema e fontes especializadas.
Principais resultados
As mudanças no campo explicam a intensidade e as formas com que o cinema brasileiro entra no mercado internacional e, em parte, são congruentes com certos aspectos analisados pela Escola de Internacionalização de Uppsala.
Contribuições teóricas/metodológicas
Poucos estudos sobre cinema abordam o contexto dos mercados emergentes no cenário internacional, apesar da contribuição econômica dessas produções.
Contribuições sociais/para a gestão
O presente estudo aborda uma relação diferenciada do setor, na sua integração entre o Brasil e a Europa.