Resumo

Título do Artigo

TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO EM GESTÃO DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Valdemilson de Assis Alves de Araujo
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Isabel Cristina Scafuto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP - Programa de Pós Graduação em Gestão de Projetos
3 - Francisco Carlos Cobaito
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - LINCOLN SPOSITO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é examinar os elementos necessários para que ocorra a transferência do conhecimento na área de gestão de projetos.
Relevância/originalidade
Gerenciar o conhecimento dos projetos tem sido uma tarefa difícil para as organizações, isto está relacionado à sua natureza temporária Porque mediante o início de um novo projeto, não utilizam de suas experiências passadas, iniciando um processo desnecessário de reinvenção e falhas.
Metodologia/abordagem
A presente pesquisa descrita utilizou-se um protocolo de Revisão Sistemática da Literatura - RSL como método, a fim de entender a junção desses dois construtos relevantes. O primeiro construto e a transferência de conhecimento e o segundo construto a gestão de projetos.
Principais resultados
Identificou-se um maior número de artigos quantitativos e de estudos de casos sobre os construtos pesquisados. Os artigos foram agrupados em cinco campos de pesquisa: Consultores, Gerentes e Equipes de Projetos, Aprendizagem, Inovação, Organizações baseadas em projetos e Desempenho.
Contribuições teóricas/metodológicas
Um ponto que vale destacar é que mesmo ocorrendo essas relações entre os campos de pesquisas, cada um possui seus elementos específicos, e que os fazem fatores relevantes para que ocorra a transferência de conhecimento em gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Disponibilizar uma base que informe os estudos realizados, periódicos, autores e categorias de campos de pesquisas seja uma ferramenta facilitadora para os pesquisadores e os profissionais na área da gestão de projetos.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to examine the elements necessary for the transfer of knowledge in the area of project management to occur.
Relevance / originality
Managing the knowledge of projects has been a difficult task for organizations, this is related to their temporary nature. By starting a new project, they do not use their past experiences, starting an unnecessary process of reinvention and failures.
Methodology / approach
The present research described used a Systematic Literature Review protocol - RSL as a method, in order to understand the junction of these two relevant constructs. The first construct is knowledge transfer and the second construct is project management.
Main results
A greater number of quantitative articles and case studies on the researched constructs were identified. The articles were grouped into five fields of research: Consultants, Project Managers and Teams, Learning, Innovation, Project-based Organizations and Performance.
Theoretical / methodological contributions
A point that is worth noting is that even with these relationships between the fields of research, each one has its specific elements, and that make them relevant factors for the transfer of knowledge in project management to occur.
Social / management contributions
Providing a database that informs the studies carried out, journals, authors and categories of research fields is a facilitating tool for researchers and professionals in the field of project management.