Resumo

Título do Artigo

DESAFIOS E OPORTUNIDADES EM PROJETOS DE PRODUTOS DIGITAIS UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESA SEGURADORA RESUMO
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - VALERIA APARECIDA RODRIGUES ALMEIDA
Fundação Vanzolini - USP

Reumo

Objetivo do estudo
Este estudo busca responder a seguinte questão de pesquisa “Quais os principais desafios e oportunidades em projetos de produtos digitais em seguradoras?”.
Relevância/originalidade
A pesquisa visa contribuir para o entendimento dos fenômenos que ocorrem durante os projetos de desenvolvimento de produtos digitais.
Metodologia/abordagem
A abordagem metodológica foi um estudo de caso transversal em uma grande organização de seguros Este estudo é de natureza exploratória e foi utilizada uma abordagem qualitativa para avaliação dos dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas a 5 gestores.
Principais resultados
Os resultados desta pesquisa reforçam que o processo de transformação digital é muito dinâmico e complexo devido principalmente a questões regulatórias e a desafios internos da organização, notadamente relacionados à orientação das atividades do conjunto de colaboradores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Há contribuição relevante ao esclarecer alguns dos desafios e captar caminhos futuros de melhoria tanto para os profissionais entrevistados, quanto para a organização.
Contribuições sociais/para a gestão
Considera-se que este estudo favorece uma reflexão sobre o assunto gestão de projetos de produtos digitais em organizações cujo background é fortemente tradicional.

Abstract

Study goals
This study seeks to answer the following research question "What are the main challenges and opportunities in projects for digital products in insurance companies?".
Relevance / originality
The research aims to contribute to the understanding of the phenomena that occur during digital product development projects.
Methodology / approach
The methodological approach was a cross-sectional case study in a large insurance organization. This study is exploratory in nature and a qualitative approach was used to evaluate the data collected through semi-structured interviews with 5 digital product project managers.
Main results
. The results of this research reinforce that the digital transformation process is very dynamic and complex, mainly due to regulatory issues and internal challenges of the organization, notably related to the orientation of the activities of the group of employees.
Theoretical / methodological contributions
There is a relevant contribution by clarifying some of the challenges and capturing future paths for improvement both for the interviewed professionals and for the organization.
Social / management contributions
It is considered that this study favors a reflection on the subject of project management of digital products in organizations whose background is strongly traditional.