Objetivo do estudo
Este artigo tem por o objetivo analisar as competências gerenciais que subsidiam as práticas de gestão de conhecimento no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), em Teresina-PI.
Relevância/originalidade
O enfoque proposto justifica-se ante a necessidade de contribuir para o preenchimento de uma lacuna teórica sobre a articulação entre gestão do conhecimento e competências gerenciais no campo das Instituições de Ensino Superior
Metodologia/abordagem
Realizou-se estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, questionário e análise de documentos. O inquerito contemplou 23 gestores do UNIFSA. O tratamento de dados envolveu análise de conteúdo e procedimentos de estatística descritiva.
Principais resultados
A instituição adota práticas de gestão do conhecimento para sustentar o fluxo de produção, armazenamento e disseminação de conhecimentos e estimular a cultura digital. Os pesquisados manifestam diversas competências gerenciais referidas no modelo de Quinn et al. (2003).
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação do modelo de Quinn et al. (2003) revelou aderência ao contexto da IES, representando um referencial analítico adequado para estudos em instituições do campo educacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados da pesquisa sugerem reflexões que poderão suscitar possíveis intervenções no ambiente da IES analisada e suscitar novos estudos na área.