Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E GESTÃO DO CONHECIMENTO: ESTUDO NO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO – UNIFSA/PI.
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Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Indira Maria de Melo Lira Pereira da Silva
Centro Universitário Santo Agostinho - Teresina
2 - Reginaldo de Jesus Carvalho Lima
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - MPA
3 - Domingos Antonio Giroletti
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) -

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem por o objetivo analisar as competências gerenciais que subsidiam as práticas de gestão de conhecimento no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), em Teresina-PI.
Relevância/originalidade
O enfoque proposto justifica-se ante a necessidade de contribuir para o preenchimento de uma lacuna teórica sobre a articulação entre gestão do conhecimento e competências gerenciais no campo das Instituições de Ensino Superior
Metodologia/abordagem
Realizou-se estudo de caso descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, questionário e análise de documentos. O inquerito contemplou 23 gestores do UNIFSA. O tratamento de dados envolveu análise de conteúdo e procedimentos de estatística descritiva.
Principais resultados
A instituição adota práticas de gestão do conhecimento para sustentar o fluxo de produção, armazenamento e disseminação de conhecimentos e estimular a cultura digital. Os pesquisados manifestam diversas competências gerenciais referidas no modelo de Quinn et al. (2003).
Contribuições teóricas/metodológicas
A aplicação do modelo de Quinn et al. (2003) revelou aderência ao contexto da IES, representando um referencial analítico adequado para estudos em instituições do campo educacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Os resultados da pesquisa sugerem reflexões que poderão suscitar possíveis intervenções no ambiente da IES analisada e suscitar novos estudos na área.

Abstract

Study goals
This article aims to analyze the managerial skills that support knowledge management practices at Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA), in Teresina-PI.
Relevance / originality
The proposed approach is justified in view of the need to contribute to filling a theoretical gap on the articulation between knowledge management and managerial competences in the field of Higher Education Institutions.
Methodology / approach
A descriptive case study was carried out. Data collection was carried out through interviews, questionnaires and document analysis. The survey included 23 UNIFSA managers. Data treatment involved content analysis and descriptive statistics procedures.
Main results
The institution adopts knowledge management practices to support the flow of production, storage and dissemination of knowledge and encourage digital culture. Respondents manifest several managerial competencies referred to in the model by Quinn et al. (2003).
Theoretical / methodological contributions
The application of the model by Quinn et al. (2003) revealed adherence to the context of the HEI, representing an appropriate analytical framework for studies in institutions in the educational field.
Social / management contributions
The research results suggest reflections that may lead to possible interventions in the environment of the analyzed HEI and lead to new studies in the area.