Resumo

Título do Artigo

MULHERES EMPREENDEDORAS: Os impactos da pandemia nos aspectos emocionais e cognitivos de seus negócios
Abrir Arquivo

Tema

Aspectos Comportamentais da Inovação e do Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Liandra Chirley Medeiros da Silva
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - Ciências contábeis
2 - Natália Queiroz da Silva Oliveira
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - Mossoró
3 - Monikely de Oliveira Silva Paiva
Faculdade Católica do Rio Grande do Norte - Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Objetivo explicar o efeito dos aspectos afetivos e cognitivos no empreendedorismo feminino durante a pandemia.
Relevância/originalidade
Justifica-se inclusive pela temática atual e relevante, especialmente pelo crescimento e reconhecimento que as mulheres empreendedoras têm recebido da sociedade, e para o ponto de vista acadêmico e empresarial, devido a necessidade pesquisas atuais e que tragam perspectivas futuras.
Metodologia/abordagem
Abordagem qualitativa e caracteriza-se como exploratória, com procedimentos de pesquisa de campo.
Principais resultados
Os resultados das entrevistas apontaram satisfatoriamente questões importantes, tais como o que se destaca na fala das empreendedoras ao relatarem sua fé e persistência em continuar e desenvolver estratégias de negócios, mesmo em meio a uma crise financeira.
Contribuições teóricas/metodológicas
-
Contribuições sociais/para a gestão
Entende-se que o estudo quanto aos aspectos afetivos e cognitivos das empreendedoras durante o isolamento social, proporciona reflexões quanto a busca pelo desenvolvimento de políticas públicas para estas empreendedoras pós pandemia, para garantir sua continuidade no mercado.

Abstract

Study goals
Aim to explain the effect of affective and cognitive aspects on female entrepreneurship during the pandemic.
Relevance / originality
It is even justified by the current and relevant theme, especially by the growth and recognition that women entrepreneurs have received from society, and for the academic and business point of view, due to the need for current research and that bring
Methodology / approach
Qualitative approach and is characterized as exploratory, with field research procedures.
Main results
The results of the interviews satisfactorily pointed out important issues, such as what stands out in the speech of the entrepreneurs when they report their faith and persistence in continuing and developing business strategies, even in the midst of a financial crisis.
Theoretical / methodological contributions
-
Social / management contributions
It is understood that the study of affective and cognitive aspects of female entrepreneurs during social isolation provides reflections on the search for the development of public policies for these female entrepreneurs after the pandemic, to ensure their continuity in the market.