Resumo

Título do Artigo

Empresas Sociais – As Redes Neurais como Solução de Análise e Disponibilização de Crédito para a Base da Pirâmide Econômica
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Tema

Inovação e Empreendedorismo Sustentável

Autores

Nome
1 - Wanderley Leite da Silva Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo do trabalho é compreender as limitações de acesso ao crédito para aquisição de produtos e serviços em uma empresa social inserida na periferia de São Paulo, analisando ad estratégias adotadas para a análise e consequente disponibilização de crédito.
Relevância/originalidade
Em um cenário de desenvolvimento do campo do empreendedorismo social, as empresas sociais, surgem com um propósito de servir a sociedade e auxiliar a população da base da pirâmide econômica, na medida em que são financeiramente sustentáveis.
Metodologia/abordagem
Para abordar de maneira sistemática e consistente, sendo uma pesquisa exploratória, o estudo optou-se por utilizar a técnica de análise de conteúdo e estudo de caso, que consiste em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação do resultados.
Principais resultados
Os resultados apontam que a análise é feita de modo transversal, entre a comparação de fatores tanto quantitativos, como qualitativos, estabelecidos pela utilização de Big Data e Redes Neurais Artificiais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A abordagem metodológica utilizada neste relato pode contribuir para pesquisas futuras, no sentido de identificar as estratégias adotadas por empresas sociais em diversos seguimentos, na busca de soluções mercadológicas direcionadas a um público residente nas periferias.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho apresenta estratégias adotadas para a análise e disponibilização de crédito para a população residente em periferias, incompatíveis com os modelos tracionais de análise de crédito do sistema bancário tradicional.

Abstract

Study goals
The objective of this paper is to understand the limitations of access to credit for the purchase of products and services in a social enterprise located in São Paulo, analyzing ad strategies adopted for the analysis and consequent availability of credit.
Relevance / originality
In a scenario of development in the field of social entrepreneurship, social enterprises emerge with the purpose of serving society and helping the population at the base of the economic pyramid, insofar as they are financially sustainable.
Methodology / approach
To approach it systematically and consistently, as an exploratory research, the study chose to use the technique of content analysis and case study, which consists of three stages: pre-analysis, material exploration and interpretation of results.
Main results
The results show that the analysis is carried out in a transversal way, between the comparison of both quantitative and qualitative factors, established by the use of Big Data and Artificial Neural Networks.
Theoretical / methodological contributions
The methodological approach used in this report can contribute to future research, in order to identify the strategies adopted by social companies in different segments, in the search for marketing solutions aimed at a public living in the suburbs.
Social / management contributions
The paper presents strategies adopted for the analysis and availability of credit for the population residing in the peripheries, incompatible with the traditional credit analysis models of the traditional banking system.