Objetivo do estudo
O objetivo do trabalho é compreender as limitações de acesso ao crédito para aquisição de produtos e serviços em uma empresa social inserida na periferia de São Paulo, analisando ad estratégias adotadas para a análise e consequente disponibilização de crédito.
Relevância/originalidade
Em um cenário de desenvolvimento do campo do empreendedorismo social, as empresas sociais, surgem com um propósito de servir a sociedade e auxiliar a população da base da pirâmide econômica, na medida em que são financeiramente sustentáveis.
Metodologia/abordagem
Para abordar de maneira sistemática e consistente, sendo uma pesquisa exploratória, o estudo optou-se por utilizar a técnica de análise de conteúdo e estudo de caso, que consiste em três etapas: pré-análise, exploração do material e interpretação do resultados.
Principais resultados
Os resultados apontam que a análise é feita de modo transversal, entre a comparação de fatores tanto quantitativos, como qualitativos, estabelecidos pela utilização de Big Data e Redes Neurais Artificiais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A abordagem metodológica utilizada neste relato pode contribuir para pesquisas futuras, no sentido de identificar as estratégias adotadas por empresas sociais em diversos seguimentos, na busca de soluções mercadológicas direcionadas a um público residente nas periferias.
Contribuições sociais/para a gestão
O trabalho apresenta estratégias adotadas para a análise e disponibilização de crédito para a população residente em periferias, incompatíveis com os modelos tracionais de análise de crédito do sistema bancário tradicional.