Resumo

Título do Artigo

UMA PRÁTICA EDUCATIVA INOVADORA: AS CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA CASO DE ENSINO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Camilla Rodrigues Netto da Costa Rocha
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - São Paulo
2 - rodrigo guimarães motta
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP - Perdizes

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender o processo de construção e de aplicação prática da metodologia, Caso de Ensino, adotada por parte da equipe de trabalho de uma escola do Ensino Básico, buscando verificar em que medida referida metodologia pode ser considerada uma prática educativa inovadora
Relevância/originalidade
O estudo demonstra a contribuição do método Caso de Ensino para o processo de ensino-aprendizagem de acordo com quatro categorias: i) aprendizagem prática; ii) teorias subordinadas à prática; iii) desafio interessante; e iv) engajamento
Metodologia/abordagem
Neste estudo qualitativo, adota-se como metodologia o Estudo de Caso que, primeiro, analisa a aplicação metodológica do Caso de Ensino junto aos estudantes da Escola Germinare e, em momento posterior, investiga quais as suas concepções sobre o método aplicado
Principais resultados
Os resultados da pesquisa indicam que, na concepção dos estudantes, o Caso de Ensino permite articular as quatro categorias: i) aprendizagem prática; ii) teorias subordinadas à prática; iii) desafio interessante; e iv) engajamento, favorecendo uma aprendizagem significativa
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados alcançados corroboram com os Estudos Baseados na Prática, pois a articulação das categorias colocam a prática como prioritária para a aprendizagem e demonstram a importância do desenvolvimento de competências que culminam na formação de cidadãos críticos
Contribuições sociais/para a gestão
A construção da metodologia operada pela Escola Germinare, do Caso de Ensino, e o impacto de sua utilização, gerado nos alunos, revelam uma concepção metodológica inovadora, na medida em que inaugura um novo método organizacional, no âmbito da escola

Abstract

Study goals
Understand the process of construction and practical application of the methodology, Teaching Case, adopted by the work team of a school of Basic Education, seeking to verify to what extent this methodology can be considered an innovative educational practice
Relevance / originality
The study demonstrates the contribution of the Teaching Case method to the teaching-learning process according to four categories: i) practical learning; ii) theories subordinated to practice; iii) interesting challenge; and iv) engagement
Methodology / approach
In this qualitative study, the Case Study is adopted as a methodology, which first analyzes the methodological application of the Teaching Case with the students of the Germinare School and, at a later time, investigates their conceptions about the method applied
Main results
The research results indicate that, in the students' conception, the Teaching Case allows articulating the four categories: i) practical learning; ii) theories subordinated to practice; iii) interesting challenge; and iv) engagement, favoring meaningful learning
Theoretical / methodological contributions
The results achieved corroborate with Studies Based on Practice, as the articulation of the categories places the practice as a priority for learning and demonstrates the importance of the development of competences that culminate in the formation of critical citizens
Social / management contributions
The construction of the methodology operated by the Germinare School, of the Teaching Case, and the impact of its use, generated on the students, reveal an innovative methodological conception, as it inaugurates a new organizational method, within the school