Objetivo do estudo
Compreender o processo de construção e de aplicação prática da metodologia, Caso de Ensino, adotada por parte da equipe de trabalho de uma escola do Ensino Básico, buscando verificar em que medida referida metodologia pode ser considerada uma prática educativa inovadora
Relevância/originalidade
O estudo demonstra a contribuição do método Caso de Ensino para o processo de ensino-aprendizagem de acordo com quatro categorias: i) aprendizagem prática; ii) teorias subordinadas à prática; iii) desafio interessante; e iv) engajamento
Metodologia/abordagem
Neste estudo qualitativo, adota-se como metodologia o Estudo de Caso que, primeiro, analisa a aplicação metodológica do Caso de Ensino junto aos estudantes da Escola Germinare e, em momento posterior, investiga quais as suas concepções sobre o método aplicado
Principais resultados
Os resultados da pesquisa indicam que, na concepção dos estudantes, o Caso de Ensino permite articular as quatro categorias: i) aprendizagem prática; ii) teorias subordinadas à prática; iii) desafio interessante; e iv) engajamento, favorecendo uma aprendizagem significativa
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados alcançados corroboram com os Estudos Baseados na Prática, pois a articulação das categorias colocam a prática como prioritária para a aprendizagem e demonstram a importância do desenvolvimento de competências que culminam na formação de cidadãos críticos
Contribuições sociais/para a gestão
A construção da metodologia operada pela Escola Germinare, do Caso de Ensino, e o impacto de sua utilização, gerado nos alunos, revelam uma concepção metodológica inovadora, na medida em que inaugura um novo método organizacional, no âmbito da escola