Resumo

Título do Artigo

GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: FLUXO DE PROCESSOS EM EMPRESA DE PEQUENO PORTE
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - André de Souza Antunes
Centro universitário campo real - Guarapuava
2 - Isabela Volski
Universidade Federal do Paraná - UFPR - Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil

Reumo

Objetivo do estudo
Criar um fluxo de gestão de projetos e obras de engenharia civil com a finalidade de organizá-los segundo os processos gerenciais existentes em empresa de pequeno porte.
Relevância/originalidade
A pesquisa aborda o gerenciamento de projetos aplicado em empresa do setor da construção civil de pequeno porte, abordando todo o ciclo de vida de um projeto e sistematizando os processos conforme recomendações da literatura.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, sendo construído um fluxo de processos para empresa de pequeno porte da construção civil a partir do embasamento teórico sobre a temática e das técnicas utilizadas a partir de levantamentos documental e de campo.
Principais resultados
Os resultados apontaram para a identificação dos responsáveis e as etapas para execução da obra, desde a abordagem ao cliente até a conclusão da mesma, finalizando com um roteiro em fluxograma dos processos gerenciais aplicáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esse trabalho contribui para assimilação dos conceitos teóricos pertinentes ao gerenciamento de projetos na construção civil ao trazer os mesmos aplicados na construção de um fluxo de processos em uma empresa de pequeno porte desse setor.
Contribuições sociais/para a gestão
Este trabalho contribui não somente em relatar e organizar o fluxo da gestão na construção civil para empresas de pequeno porte, como também evidencia as melhorias necessárias para os futuros profissionais que buscam se inserir no mercado de trabalho.

Abstract

Study goals
Create a project management flow and civil engineering works in order to organize them according to the management processes existing in small businesses.
Relevance / originality
The research addresses project management applied in a small construction company, covering the entire life cycle of a project and systematizing the processes according to literature recommendations.
Methodology / approach
This is a descriptive research with a qualitative approach, building a process flow for small businesses in civil construction from the theoretical basis on the subject and the techniques used from documentary and field surveys.
Main results
The results pointed to the identification of those responsible and the steps for carrying out the work, from approaching the customer to its conclusion, ending with a flowchart script of the applicable management processes.
Theoretical / methodological contributions
This work contributes to the assimilation of theoretical concepts relevant to project management in civil construction by bringing them applied in the construction of a process flow in a small company in this sector.
Social / management contributions
This work contributes not only to reporting and organizing the flow of civil construction management for small businesses, but also highlights the necessary improvements for future professionals seeking to enter the labor market.