Objetivo do estudo
No contexto de mercado em que os produtos e serviços estão ficando obsoletos com maior rapidez, a inovação é um critério essencial. O presente estudo visa analisar como os diferentes elementos capacitadores dos Hackathons contribuem com os resultados do evento.
Relevância/originalidade
Como alternativa para as empresas inovarem rapidamente, surgiram os Hackathons, que consistem em maratonas de programação em que atores envolvidos no desenvolvimento de software colaboram em curto período de tempo para idealizar, desenvolver e apresentar um protótipo de solução para determinado problema.
Metodologia/abordagem
Através de um estudo de casos múltiplos de dois Hackathons organizados por uma multinacional de tecnologia no Brasil e no Canadá, os eventos foram descritos e analisados. A coleta de dados foi feita através de entrevistas em profundidade e análise documental.
Principais resultados
Mediante análise de conteúdo, foi possível identificar os elementos presentes e suas contribuições para os resultados dos eventos. Os resultados ilustram que a participação de pessoas com perfis e conhecimentos diferentes é importante para os resultados de um Hackathon.
Contribuições teóricas/metodológicas
O suporte fornecido aos participantes e a escolha do desafio proposto são aspectos que afetam a percepção dos participantes sobre o evento, assim como exercem influência nas soluções desenvolvidas.
Contribuições sociais/para a gestão
Como principais contribuições do estudo, a proposição de melhores práticas a serem seguidas para a organização de maratonas de programação e também contribuições teóricas à área de marketing e inovação aberta.