Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS CAPACITADORES DE HACKATHONS E SEU IMPACTO PARA OS RESULTADOS EM EVENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Cecilia Schaedler
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo
2 - Douglas Wegner
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Escola de Gestão e Negócios
3 - Flávio Régio Brambilla
UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul - Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração

Reumo

Objetivo do estudo
No contexto de mercado em que os produtos e serviços estão ficando obsoletos com maior rapidez, a inovação é um critério essencial. O presente estudo visa analisar como os diferentes elementos capacitadores dos Hackathons contribuem com os resultados do evento.
Relevância/originalidade
Como alternativa para as empresas inovarem rapidamente, surgiram os Hackathons, que consistem em maratonas de programação em que atores envolvidos no desenvolvimento de software colaboram em curto período de tempo para idealizar, desenvolver e apresentar um protótipo de solução para determinado problema.
Metodologia/abordagem
Através de um estudo de casos múltiplos de dois Hackathons organizados por uma multinacional de tecnologia no Brasil e no Canadá, os eventos foram descritos e analisados. A coleta de dados foi feita através de entrevistas em profundidade e análise documental.
Principais resultados
Mediante análise de conteúdo, foi possível identificar os elementos presentes e suas contribuições para os resultados dos eventos. Os resultados ilustram que a participação de pessoas com perfis e conhecimentos diferentes é importante para os resultados de um Hackathon.
Contribuições teóricas/metodológicas
O suporte fornecido aos participantes e a escolha do desafio proposto são aspectos que afetam a percepção dos participantes sobre o evento, assim como exercem influência nas soluções desenvolvidas.
Contribuições sociais/para a gestão
Como principais contribuições do estudo, a proposição de melhores práticas a serem seguidas para a organização de maratonas de programação e também contribuições teóricas à área de marketing e inovação aberta.

Abstract

Study goals
In the context of a market where products and services are becoming obsolete more quickly, innovation is an essential criteria. This study aims to analyze how the different enabling elements of Hackathons contribute to the results of the event.
Relevance / originality
Hackathons emerged as a practice for accelerating innovation. They consist of programming marathons in which actors involved in software development collaborate in a short period of time to idealize, develop and present a prototype solution for a problem.
Methodology / approach
Through a multiple case study research of two Hackathons organized by a technology multinational in Brazil and Canada, the events were described and analyzed. Data collection was carried out through in-depth interviews and documentary analysis.
Main results
Through content analysis, it was possible to identify the elements present and their contributions to the results of the events. Results illustrate that the participation of people with different profiles and knowledge is important for the results of a Hackathon.
Theoretical / methodological contributions
The support provided to the participants and choices of the proposed challenge are aspects that affect the participants' perception of event, as well as influence the solutions developed.
Social / management contributions
As the main contributions of this study, we propose best practices to be followed by companies that organize marathons, and also theoretical contributions for the field of marketing and open innovation.