Resumo

Título do Artigo

PROPOSIÇÃO DE UM CONJUNTO DE FATORES DE ANÁLISE DO EMPREENDEDORISMO DIGITAL NO SETOR BANCÁRIO
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Tema

Inovação e Empreendedorismo Digital

Autores

Nome
1 - Alexandre Rodrigues Pinto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - PPGA (Prédio D)
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar fatores de análise em empreendedorismo digital no setor bancário a partir do estado da arte da literatura no tema.
Relevância/originalidade
Maior possibilidade para a compreensão de como o empreendedorismo digital está se desenvolvendo no setor bancário, especialmente a partir do surgimento das fintechs.
Metodologia/abordagem
A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de revisão sistemática de literatura com dados coletados nas bases Scopus e Web of Science, resultando em um total de 43 artigos.
Principais resultados
O estudo apresenta um quadro teórico de fatores de empreendedorismo digital, que se subdivide em grupos descritos como Finanças, Redes, e Criação e disseminação do conhecimento.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo acrescenta contribuições teóricas ampliando a literatura correspondente a esse campo de estudo e permitiu a identificação dos fatores que devem ser observados para avaliar o avanço do empreendedorismo digital no setor bancário.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo permitiu a visão individualizada e comparativa entre os fatores de análise em empreendedorismo digital, permitindo maior facilidade para observação do fenômeno nas instituições.

Abstract

Study goals
Identify analysis factors in digital entrepreneurship in the banking sector based on the state of the art literature on the subject.
Relevance / originality
Greater possibility for understanding how digital entrepreneurship is developing in the banking sector, especially since the emergence of fintechs.
Methodology / approach
The research is qualitative in nature, carried out through a systematic literature review with data collected in the Scopus and Web of Science databases, resulting in a total of 43 articles.
Main results
The study presents a theoretical framework of digital entrepreneurship factors, which is subdivided into groups described as Finance, Networks, and Knowledge creation and dissemination.
Theoretical / methodological contributions
The study adds theoretical contributions expanding the literature corresponding to this field of study and allowed the identification of factors that must be observed to assess the advancement of digital entrepreneurship in the banking sector.
Social / management contributions
The study allowed for an individualized and comparative view between the analysis factors in digital entrepreneurship, allowing for greater ease in observing the phenomenon in institutions.