Resumo

Título do Artigo

Ações de endomarketing utilizadas como estratégias de gestão interna.
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Tema

Estratégias de Marketing

Autores

Nome
1 - Danieli Hermes Rodrigues
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI - Santo Ângelo

Reumo

Objetivo do estudo
A questão que conduz este estudo é: Como podemos utilizar ações de endomarketing na estratégia de gestão interna? E quais os benefícios que serão alcançados através da implantação do endomarketing?
Relevância/originalidade
As organizações buscam estratégias e ações internas eficientes, esperando um resultado positivo. A vantagem competitiva é um fator chave no mundo dos negócios, que motiva as empresas procurarem alternativas para se destacar perante a concorrência.
Metodologia/abordagem
Através de uma pesquisa teórica, com base na literatura, o artigo traz ao leitor um entendimento sobre o conceito endomarketing e quanto ele se torna eficiente quando colocado em prática.
Principais resultados
Não necessariamente o sucesso de algumas empresas está atribuído a um bom clima organizacional, mas um clima ruim certamente impede o sucesso. As ações de endomarketing têm um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho agradável.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem conceitual sobre o endomarketing, e como obter melhorias no ambiente interno, criando uma estratégia de gestão, visando seus colaboradores.
Contribuições sociais/para a gestão
Se a qualidade do relacionamento da empresa com os seus empregados é diretamente proporcional ao desempenho financeiro, o investimento em endomarketing é uma estratégia capaz de aumentar o lucro da organização.

Abstract

Study goals
The question that drives this study is: How can we use internal marketing actions in the internal management strategy? And what benefits will be achieved through the implementation of endomarketing?
Relevance / originality
Organizations seek efficient internal strategies and actions, expecting a positive result. Competitive advantage is a key factor in the business world, which motivates companies to look for alternatives to stand out from the competition.
Methodology / approach
Through a theoretical research, based on the literature, the article provides the reader with an understanding of the endomarketing concept and how efficient it becomes when put into practice.
Main results
The success of some companies is not necessarily attributed to a good organizational climate, but a bad climate certainly impedes success. Endomarketing actions play a fundamental role in building a pleasant work environment.
Theoretical / methodological contributions
This article aims to present a conceptual approach on endomarketing, and how to obtain improvements in the internal environment, creating a management strategy, targeting its employees.
Social / management contributions
If the quality of the company's relationship with its employees is directly proportional to its financial performance, investment in internal marketing is a strategy capable of increasing the organization's profit.