Resumo

Título do Artigo

O M-COMMERCE NA PANDEMIA DA COVID-19: o efeito do medo da COVID-19 e o da autoeficácia na lealdade de consumidores
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Tema

Marketing de Serviços e Fidelização

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Marcela Carvalho Gonzalez
USP - Universidade de São Paulo - FEA
3 - Christian Gomes e Souza Munaier
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP - PPGA - FEAUSP
4 - Eliane Herrero Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial - Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
Testar a escala MS-SQ, por meio de dois modelos conceituais, contemplando as limitações do estudo de origem, além da investigação do efeito da autoeficácia como preditora da MS-SQ e o efeito do medo da COVID-19 na lealdade dos consumidores do m-commerce.
Relevância/originalidade
A relevância deste estudo está, principalmente, na tradução da escala MS-SQ e mensuração das propriedades psicométricas de forma transcultural, pois, é a primeira vez que esta escala é aplicada na América Latina Além de expandir o modelo original.
Metodologia/abordagem
Foi realizado um survey (n=106) e seus dados foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais (MEE).
Principais resultados
A autoeficácia afeta a lealdade e a satisfação do consumidor, por meio da MS-SQ. A qualidade tem efeito direto na satisfação do consumidor, afetando sua lealdade, tanto direta quanto indiretamente. Além disso, o medo da COVID-19 afetou a lealdade.
Contribuições teóricas/metodológicas
Nossos achados apoiam a credibilidade do modelo conceitual de Huang et al. (2015) e Omar et al. (2021). Além disso, traz novidades ao testar o efeito da autoeficácia na MS-SQ e o efeito do medo da CVID-19 na lealdade dos consumidores.
Contribuições sociais/para a gestão
O presente estudo traz, na escala traduzida para o português e aplicada no Brasil, uma ferramenta gerencial eficaz, para que o operador mensure cada um dos itens que a compõem, como um termômetro para a lealdade do consumidor do m-commerce.

Abstract

Study goals
Testing the MS-SQ scale, using two conceptual models, considering the limits of the study of origin, in addition to investigating the effect of self-efficacy as a predictor of MS-SQ, and the effect of fear of COVID-19 on the loyalty of consumers.
Relevance / originality
The relevance of this study lies mainly in the translation of the MS-SQ scale and the measurement of psychometric properties in a cross-cultural study. In addition, it is the first time that this scale is applied in Latin America.
Methodology / approach
We carried out a survey (n=106) and analyzed the collected data using Structural Equation Modeling (SEM).
Main results
Self-efficacy affects customer loyalty and satisfaction through the MS-SQ. Quality showed a direct effect on customers satisfaction, affecting their loyalty, both directly and indirectly. Furthermore, fear of COVID-19 affected loyalty.
Theoretical / methodological contributions
Our findings support the credibility of the conceptual model by Huang et al (2015) and Omar et al (2021) In addition, this study brings contributions by testing the effect of self-efficacy on MS-SQ and the effect of fear of CVID-19 on loyalty.
Social / management contributions
This study brings, in the scale translated into Portuguese and applied in Brazil, an effective management tool, so that the managers can measure each of the items that comprise it, as a valid resource for m-commerce consumer loyalty.