Resumo

Título do Artigo

GESTÃO E MATURIDADE DA INOVAÇÃO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS BRASILEIRAS (SMEs): ESTUDO COMPARATIVO DE CASOS
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Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Frederico Cesar Mafra Pereira
UFMG - Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento
2 - Marcelo Agenor Espíndola
SENAC - Divinópolis/MG

Reumo

Objetivo do estudo
(i) Analisar a gestão da inovação e (ii) o grau de maturidade em inovação de SMEs, representantes dos setores de comércio e de serviços do município de Divinópolis, Minas Gerais, Brasil, pertencentes ao Programa ‘Rede de Carreiras’ (SENAC-MG).
Relevância/originalidade
(i) teórica, ampliando conhecimento sobre a inovação no âmbito dos pequenos negócios, (ii) aplicada, consolidando a aplicação dos modelos de Auditoria de Inovação e do Posicionamento da Maturidade para SMEs, (iii) gerencial, ao oferecer oportunidade de benchmarking comparativo.
Metodologia/abordagem
Estudo comparativo de casos, de abordagem quantitativa e do tipo descritivo-aplicado levantamento do tipo survey como fonte primária de evidência - Unidades de análise: SMEs do Programa Rede de Carreiras; Unidades de observação: dirigentes Análises utilizando-se de técnicas de estatística descritiva.
Principais resultados
(i) compreensão dos aspectos determinantes para a inovação nas SMEs e suas deficiências e (ii) o grau de maturidade em inovação das SMES pesquisadas. Consolidação acerca da aplicação dos modelos utilizados.
Contribuições teóricas/metodológicas
Colabora para ampliação do campo de estudos e compreensão dos aspectos da inovação no contexto das SMEs, consolidando a aplicação dos modelos utilizados, em especial do ‘Posicionamento da Maturidade para SMEs’, elaborado a partir de referencial validado pela literatura internacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece a empresas do porte pesquisado a oportunidade de benchmarking comparativo, a partir dos resultados apresentados sobre a práxis das SMEs e dos frameworks validados.

Abstract

Study goals
(i) Analyze the management of innovation and (ii) the degree of maturity in innovation of SMEs, representatives of the trade and services sectors of the municipality of Divinópolis, Minas Gerais, Brazil, belonging to the 'Rede de Carreiras' Program (SENAC- MG).
Relevance / originality
(i) theoretical, expanding knowledge about innovation in the small business scope, (ii) applied, consolidating the application of the Innovation Audit and Maturity Positioning models for SMEs, (iii) managerial, by offering comparative benchmarking opportunities.
Methodology / approach
Estudo comparativo de casos, de abordagem quantitativa e do tipo descritivo-aplicado levantamento do tipo survey como fonte primária de evidência - Unidades de análise: SMEs do Programa Rede de Carreiras; Unidades de observação: dirigentes Análises utilizando-se de técnicas de estatística descritiva.
Main results
(i) understanding of the determinants of innovation in SMEs and their shortcomings and (ii) the degree of innovation maturity of the surveyed SMES. Consolidation about the application of the models used.
Theoretical / methodological contributions
Collaborates to expand the field of studies and understanding of innovation aspects in the context of SMEs, consolidating the application of the models used, in particular the 'Positioning of Maturity for SMEs', elaborated from a reference validated by the international literature.
Social / management contributions
It offers companies of the researched size the opportunity for comparative benchmarking, based on the results presented on the practice of SMEs and validated frameworks.