Resumo

Título do Artigo

EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE: O EFEITO MEDIADO DA MOTIVAÇÃO EMPREENDEDORA E DO FOCO REGULATÓRIO
Abrir Arquivo

Tema

Inovação e Empreendedorismo no contexto da COVID-19

Autores

Nome
1 - EDUARDO MESQUITA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Tainá Alves Townsend
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Evandro Luiz Lopes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Ppga

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é analisar o efeito da necessidade de segurança na intenção de empreender de estudantes universitários, mediado pela motivação empreendedora e pelo foco regulatório.
Relevância/originalidade
Empiricamente, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com coleta transversal de uma amostra constituída por 217 estudantes universitários. A análise dos dados das relações diretas e da mediação foi conduzida por meio de testes de análise de variância e regressão linear.
Metodologia/abordagem
Empiricamente, foi realizada uma pesquisa do tipo survey com coleta transversal de uma amostra constituída por 217 estudantes universitários. A análise dos dados das relações diretas e da mediação foi conduzida por meio de testes de análise de variância e regressão linear.
Principais resultados
Identificamos que a necessidade de segurança influencia a motivação empreendedora. O foco regulatório medeia a relação entre a motivação e a intenção em empreender. Os estudantes com foco regulatório promocional apresentaram maior intenção em empreender do que aqueles com foco regulatório preventivo.
Contribuições teóricas/metodológicas
Não há registros na literatura da necessidade de segurança como um gatilho para a motivação em empreender. Também não foram encontrados estudos que tenham utilizado o foco regulatório como mecanismo para explicar a intenção de empreender.
Contribuições sociais/para a gestão
A partir dos resultados, é possível afirmar que a educação empreendedora deve abordar linguagens distintas para estimular os futuros empreendedores. A explicitação do ganho é comumente aplicada nas salas de aula, mas a linguagem de não-perda também deve ser adotada.

Abstract

Study goals
The aim of this study is to analyze the effect of the need for security on the entrepreneurial intention among university students, mediated by entrepreneurial motivation and regulatory focus.
Relevance / originality
Higgins and Pinelli (2020) indicate that the regulatory focus theory has been little used in entrepreneurship. Furthermore, the context of crisis can be a factor that influences the entrepreneurial motivation, being an extrinsic motivation driven by the need for security.
Methodology / approach
Empirically, a survey-type research was carried out with cross-sectional collection of a sample consisting of 217 university students. Data analysis of direct relationships and mediation was conducted using analysis of variance and linear regression tests.
Main results
We identified that the need for security influences entrepreneurial motivation. The regulatory focus mediates the relationship between entrepreneurial motivation and intention. Students with a promotional regulatory focus were more willing to undertake than those with a preventive regulatory focus.
Theoretical / methodological contributions
There are no records in the literature of the need for safety as a trigger for the entrepreneurial motivation. Studies that have used the regulatory focus as a mechanism to explain the entrepreneurial intention were also not found.
Social / management contributions
Based on the results, it is possible to state that entrepreneurial education should address different languages to encourage future entrepreneurs. Explanation based on gain is commonly applied in classrooms, but no-loss language should also be adopted.