Objetivo do estudo
O presente trabalho busca investigar quais são os principais stakeholders nos projetos de eventos dentro das universidades públicas, e identificar as melhores práticas relacionadas ao gerenciamento das partes interessadas.
Relevância/originalidade
As universidades públicas no Brasil possuem uma grande importância para o país, pois são responsáveis pela disseminação do conhecimento à sociedade, aos órgãos públicos, ao governo, às empresas e também no âmbito internacional, demonstrando a relevância da presente pesquisa.
Metodologia/abordagem
A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, através do estudo de caso, com roteiro semi-estruturado, em que foram entrevistados cinco gestores de eventos de universidades públicas que possuem grande experiência na área.
Principais resultados
Por meio da pesquisa, obteve-se um aprofundamento na compreensão dos mecanismos de interação e identificação dos principais stakeholders nesses projetos: os patrocinadores e órgãos reguladores. Adicionalmente, foi verificado que os gestores entrevistados não realizam o gerenciamento dos stakeholders conforme preconiza a literatura.
Contribuições teóricas/metodológicas
Academicamente, a pesquisa trouxe dados relevantes para a área de gestão de projetos de eventos e também para os estudos de projetos em universidades públicas.
Contribuições sociais/para a gestão
A fim de promover uma contribuição para os profissionais da área, foi proposto um framework para gestão de eventos em universidades públicas, que inclui a gestão dos stakeholders.