Resumo

Título do Artigo

Uso de veículos elétricos no transporte de cargas: avaliação das baterias de íons de Lítio em fim de vida com base nos conceitos da EC
Abrir Arquivo

Tema

Logísticas Reversa e Gestão de Resíduos

Autores

Nome
1 - Douglas Leonardo de Lima
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Aparecido dos Reis Coutinho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGEP-Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar as baterias de íons de Lítio (LIB – Li-ion batteries) em seu fim de vida, que são utilizadas em veículos elétricos em sistemas de transportes de cargas no Brasil, com base nos conceitos da economia circular (EC).
Relevância/originalidade
Propor uma discussão sobre o futuro da eletro-mobilidade e os impactos no descarte das LIB´s em seu fim de vida, além de identificar as possíveis oportunidades e desafios ligados ao uso de veículos elétricos em transporte de cargas em regiões metropolitanas.
Metodologia/abordagem
A presente pesquisa foi realizada por meio da busca de artigos científicos, nas bases de dados Scopus e Science Direct, que tratam de técnicas, procedimentos e avaliações da economia circular aplicada em baterias de íon de Lítio em seu fim de vida.
Principais resultados
Os resultados mostram que no fim de vida as LIBs seguem a sequência de uso em segunda vida, utilizadas em sistemas estacionários de energia e posterior recicladas, em que seus metais poderão ser reaproveitados, podendo gerar lucro e fazer a economia girar.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa sugere um vasto campo que pode ser explorado em relação a técnicas e procedimentos voltados ao uso dos veículos elétricos no Brasil, no que se refere ao seu principal componente, as LIBs no seu fim de vida.
Contribuições sociais/para a gestão
Estudo e avaliação das possíveis oportunidade e desafios para os mercados futuros de LIbs em seu fim de vida.

Abstract

Study goals
Evaluate end-of-life Li-ion batteries (LIB – Li-ion batteries), which are used in electric vehicles in cargo transportation systems in Brazil, based on the concepts of circular economy (EC).
Relevance / originality
Propose a discussion about the future of electro-mobility and the impacts on the disposal of LIB's at their end of life, in addition to identifying the possible opportunities and challenges related to the use of electric vehicles in cargo transportation.
Methodology / approach
The present research was carried out through the search for scientific articles, in the Scopus and Science Direct databases, which deal with techniques, procedures and evaluations of the circular economy applied to Lithium ion batteries at their end of life.
Main results
The results show that at the end of life, LIBs follow the sequence of use in second life, used in stationary energy systems and later recycled, in which their metals can be reused, generating profit and making the economy go round.
Theoretical / methodological contributions
The research suggests a vast field that can be explored in relation to techniques and procedures aimed at the use of electric vehicles in Brazil, with regard to its main component, the LIBs at the end of their life
Social / management contributions
Study and evaluation of possible opportunities and challenges for the future markets of LIbs at their end of life