Objetivo do estudo
Objetivo deste estudo é examinar os fatores antecedentes, moderadores e resultantes da atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão, devido ao aumento do mercado de produtos de luxo de segunda mão.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa confirma que os motivadores para atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão diferem dos motivadores ara atitude de compra de produtos de luxo e de produtos de segunda mão.
Metodologia/abordagem
Utilizando dados coletados de 301 brasileiros entre meses de novembro de 2022 a março de 2023, um modelo estrutural que considerou os constructos motivadores sociais, pessoais, conspícuos, ambientais e econômicos, a atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão.
Principais resultados
Os motivadores economicos, sociais e conspícuos são os que motivam a compra de produtos de luxo de segunda mão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuição teórica desta pesquisa traz a avaliação dos motivadores de compra de artigos de luxo de segunda mão, contexto que nenhum estudo abordou até o momento, portanto, buscou-se preencher essa lacuna.
Contribuições sociais/para a gestão
Mostra-se necessário fazer com que mais pessoas conheçam brechós de luxo, pois, dos não consumidores, 53% disseram que não conhecem nenhum. O trabalho também apresenta proposições para pesquisas futuras e suas limitações.