Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A ATITUDE DE COMPRA DE PRODUTOS DE LUXO DE SEGUNDA MÃO
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Tema

Comportamento do consumidor

Autores

Nome
1 - juliana ribeiro garcia donzelli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Marcos Rogério Mazieri
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos

Reumo

Objetivo do estudo
Objetivo deste estudo é examinar os fatores antecedentes, moderadores e resultantes da atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão, devido ao aumento do mercado de produtos de luxo de segunda mão.
Relevância/originalidade
Esta pesquisa confirma que os motivadores para atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão diferem dos motivadores ara atitude de compra de produtos de luxo e de produtos de segunda mão.
Metodologia/abordagem
Utilizando dados coletados de 301 brasileiros entre meses de novembro de 2022 a março de 2023, um modelo estrutural que considerou os constructos motivadores sociais, pessoais, conspícuos, ambientais e econômicos, a atitude de compra de produtos de luxo de segunda mão.
Principais resultados
Os motivadores economicos, sociais e conspícuos são os que motivam a compra de produtos de luxo de segunda mão.
Contribuições teóricas/metodológicas
Contribuição teórica desta pesquisa traz a avaliação dos motivadores de compra de artigos de luxo de segunda mão, contexto que nenhum estudo abordou até o momento, portanto, buscou-se preencher essa lacuna.
Contribuições sociais/para a gestão
Mostra-se necessário fazer com que mais pessoas conheçam brechós de luxo, pois, dos não consumidores, 53% disseram que não conhecem nenhum. O trabalho também apresenta proposições para pesquisas futuras e suas limitações.

Abstract

Study goals
Purpose of this study is to examine the antecedent, moderator and resultant factors of second-hand luxury goods buying attitude, due to the increase of second-hand luxury goods market.
Relevance / originality
This research confirms that the motivators for the purchase attitude of second-hand luxury products differ from the motivators for the purchase attitude of luxury products and second-hand products.
Methodology / approach
Using data collected from 301 Brazilians between November 2022 and March 2023, a structural model that considered the social, personal, conspicuous, environmental and economic motivating constructs, the buying attitude of second-hand luxury products
Main results
Economic, social and conspicuous drivers are what motivate the purchase of second-hand luxury products.
Theoretical / methodological contributions
Theoretical contribution of this research brings the evaluation of the motivations for buying second-hand luxury items, a context that no study has addressed so far, therefore, we sought to fill this gap.
Social / management contributions
It is necessary to make more people aware of luxury thrift stores, as 53% of non-consumers said they did not know any. The work also presents propositions for future research and its limitations.