Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo foi compreender quais soft skills um atleta pode adquirir no esporte e, mais tarde, aplicar em sua vida profissional e pessoal.
Relevância/originalidade
A teoria do Esportismo é um campo de estudos ainda pouco explorado e com possibilidade de expansão, em especial quanto aos seus benefícios para a saúde física e mental, para as relações interpessoais e para o desempenho profissional.
Metodologia/abordagem
Esta pesquisa se utilizou da teoria do Esportismo para demonstrar as características das competências obtidas no esporte — atitude, visão, estratégia, execução e teamwork — e discutir os benefícios da prática esportiva para o desenvolvimento de habilidades na vida pessoal e profissional.
Principais resultados
A proposta empreendida evidenciou haver evidências científicas que mostram uma correlação positiva entre a prática esportiva e as habilidades desenvolvidas por ela que se manifestam em demais situações no âmbito pessoal e profissional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Algumas das principais contribuições científicas identificadas foram mentalidade de crescimento (atitude), visualização de metas ambiciosas (visão), desenvolvimento de hábitos saudáveis e perseverança (estratégia), foco e disciplina (execução) e capacidade de colaboração, comunicação eficaz, confiança e respeito mútuo (trabalho em equipe).
Contribuições sociais/para a gestão
Espera-se que este trabalho seja relevante para acadêmicos da área de recursos humanos em busca de aprimorar o modelo de gestão por competências Com o avanço desta discussão, este material pode ser útil para empresários/executivos interessados por desenvolver suas equipes de trabalho.