Objetivo do estudo
Propor um modelo conceitual que demonstra a relação de marketing interno e a intenção do colaborador em permanecer no emprego.
Relevância/originalidade
O modelo proposto é mais abrangente, considerando um modelo de caminhos que considere também a satisfação do colaborador e o alinhamento dos seus valores com os valores organizacionais.
Metodologia/abordagem
A partir de uma revisão de literatura, foi elaborada uma proposta de modelo com 5 relações entre os construtos de percepções de ações de marketing interno, satisfação do colaborador, alinhamento do colaborador com os valores da empresa onde trabalha, intenção de se
Principais resultados
Não se considera apenas que o marketing interno está relacionado com a intenção de se manter no emprego, mas que essa relação pode existir a partir de caminhos que passam pela satisfação no trabalho e alinhamento dos colaboradores com os valores
Contribuições teóricas/metodológicas
Propõe-se um modelo de caminhos a partir do qual os efeitos de marketing interno sobre intenção de se manter no emprego podem ter caminhos que passam pela satisfação no trabalho e o alinhamento do colaborador com os valores da empresa
Contribuições sociais/para a gestão
A partir do modelo proposto, espera-se que os gestores de Marketing e de Gestão de Pessoas possam trabalhar de forma integrada para entender melhor como ocorrem os efeitos das ações de Marketing Interno